Em entrevista o gestor de produto da Deiba, Tiago Duarte, revela que nesta edição da Agroglobal deram a conhecer ao mercado uma nova linha de alinhadas com as exigências da estratégia Europeia de sustentabilidade e eficiência do setor agrícola. “Podemos dizer que é a “peça” que nos faltava ao nível da nutrição e bioestimulação vegetal”, elucida o gestor.

Qual o balanço que a Deiba faz desta edição da Agroglobal numa nova localização?

A nova localização da Agroglobal foi um grande desafio para a organização, mas também para nós, patrocinadores/expositores. Contudo, fazemos um balanço muito positivo desta edição, pensamos que a adaptação da feira a um novo espaço foi bem conseguida e a feira cumpriu claramente os seus objetivos. Continuamos a ter um certame profissional, onde é possível aos visitantes contactar com as principais empresas e respetivos produtos, serviços e inovações presentes no mercado agrícola nacional. Deixamos de ter um evento no meio do campo e sabemos que esse facto altera algumas características da feira, no entanto, também verificámos que há condições para fazer melhorias em edições seguintes mantendo o espírito de inovação e melhoria continua que sempre caracterizou a Agroglobal desde a sua primeira edição.

Quanto às visitas ao vosso stand, que balanço fazem?

Tivemos o privilégio de contar com a visita da maior parte dos nossos clientes, fornecedores e parceiros de negócio no decorrer dos 3 dias da feira, com os quais foi possível partilhar momentos de convívio, mas também falar acerca negócios. Contámos ainda com a presença de muitos dos agricultores que utilizam as nossas soluções que nos deram o feedback da utilização dos nossos adubos e esclareceram connosco algumas das suas dúvidas.

Qual é o elemento chave da participação da Deiba na Agroglobal? 

Para nós, o elemento chave que não pode faltar na Agroglobal é a nossa equipa. Em todos os dias da feira, estiveram presentes todos os elementos da nossa equipa comercial, entendemos que são a peça mais importante da nossa presença, pois é com eles que todos os nossos clientes e agricultores podem esclarecer as suas dúvidas e conhecer as soluções para cada um dos seus problemas.

Que novas soluções trouxeram para apresentar nesta edição?

Nesta edição da Agroglobal estamos a dar a conhecer ao mercado uma nova linha de soluções com origem no departamento de investigação, desenvolvimento e inovação do nosso grupo, o DFGRUPO. Trata-se de uma gama de soluções inovadoras e diferenciadas das demais existentes no mercado, que nos permitirá ter o complemento ideal às soluções de fertilização que tínhamos em catálogo até então. Estas soluções estão alinhadas com as exigências da estratégia Europeia de sustentabilidade e eficiência do setor agrícola. Podemos dizer que é a “peça” que nos faltava ao nível da nutrição e bioestimulação vegetal.

Estamos a falar de que tipo de soluções?

Podemos subdividir estas soluções em quatro grupos; os produtos à base de microrganismos benéficos, bioestimulantes, acondicionadores e a nutrição essencial diferenciada. Numa fase inicial, contamos com 12 soluções inovadoras, às quais se juntarão, certamente, outras no futuro.  Em cada um destes grupos temos produtos inovadores que nos vão permitir levar ao mercado soluções eficazes, que fazem cada vez mais sentido num cenário de alterações climáticas e necessidade de adaptação da atividade agrícola.

Quanto à sua aplicação, são produtos que podem ser usados na generalidade das culturas agrícolas e nos mais diversos cenários, especialmente em situações em que não estão garantidas ao nível dos solos ou do clima as melhores condições para o desenvolvimento das plantas e frutos. Esses são os momentos em que estas novas soluções têm lugar e podem fazer toda a diferença na quantidade e qualidade da produção final obtida.

→ Saiba mais na Revista Voz do Campo, edição de outubro 2023.