A produção de sementes tem um papel relevante na agricultura europeia, e as variedades utilizadas devem estar inscritas em catálogos para assegurar um conjunto de parâmetros de desempenho pertinentes para a qualidade da semente colocada no mercado, precursora da produção de bens alimentares básicos.

Anualmente, são inscritas no Catálogo Nacional de Variedades (CNV) dezenas de variedades de várias espécies, que estão organizadas em 8 grandes grupos; cereais de Outono/Inverno, arroz, milho, sorgo, girassol, hortícolas, forragens e batata.

De particular destaque a inscrição no CNV de um conjunto de variedades de conservação (variedades autóctones ou outras naturalmente adaptadas às condições regionais e locais e ameaçadas pela erosão genética) de várias espécies de cereais, forrageiras e hortícolas.

Atualmente estão inscritas no CNV como variedades de conservação, 2 variedades de milho, 1 de trigo-duro, 1 de trigo-mole, 1 de grão-de-bico, 1 de abóbora-porqueira e 2 de feijão, que podem assim ser valorizadas e protegidas, contribuindo para a sustentabilidade e boa gestão dos recursos naturais nos ecossistemas agrícolas.

Considerando que a boa gestão dos recursos naturais, constitui parte dos objetivos estratégicos identificados pela FAO, para o acesso a alimentos produzidos de forma sustentável, a DGAV associa-se à celebração do Dia Mundial da Alimentação sublinhando a importância destes pontos de convergência e da aplicação de Boas praticas na produção agrícola.

→ Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas edição de 2023