Na data em que se assinala o dia Mundial da Alimentação, ANIPLA reforça necessidade de proteger os recurso naturais e combater a desinformação sobre produção de alimentos.

16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, a ANIPLA, Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas, junta-se à FAO para assinalar a crescente e contínua necessidade de defesa e proteção dos recursos naturais. Alinhada com a mensagem da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que este ano celebra a data alertando para a escassez de água e para a forma como a proteção dos recursos hídricos é o único caminho possível para uma alimentação segura e sustentável para todos, a ANIPLA sublinha o importante papel dos agricultores na proteção dos recursos naturais, na vida de todos nós, pois a alimentação é o grande motor da vida humana, e reforça a necessidade de combater os mitos injustamente associados à produção de alimentos.

Sabia que 95% dos alimentos que consumimos são produzidos na terra e tudo começa com solo e água? E que está previsto que a procura mundial de água para a agricultura aumente 35% até 2050? E que o aumento e duração das secas aumentou 29%?(*) Dados revelados este ano, pela FAO, no âmbito da campanha do Dia Mundial da Alimentação e que nos remetem para a importância de basear o nosso conhecimento em factos e informações fundamentadas.

Atualmente, a investigação é feita em permanência e os resultados da ciência e inovação não deixam margens para dúvidas: o que comemos hoje é muitíssimo mais seguro do que comíamos antes, por via de um rigoroso controlo que é feito pelas autoridades europeias; a rotulagem de um alimento como  biológico não faz dele mais seguro do que um alimento produzido em Produção integrada – já que ambos são sujeitos a normas europeias de avaliação e controlo de utilização de produtos fitofarmacêuticos de auxílio à produção, extremamente rigorosos e que, se corretamente utilizados, conferem aos alimentos a máxima segurança de consumo; e, por isso, é incontornável que os alimentos produzidos nos dias de hoje são cada vez mais seguros – resultado de uma constante capacitação do setor para o uso de avançadas ferramentas e soluções de produção – que garantem que os agricultores são capazes de produzir em quantidade e qualidade suficiente, alimentando, de forma segura, uma população mundial em crescimento.

Para a FAO, esta é uma data importante para relembrar que os agricultores assumem um papel fundamental na defesa do planeta e dos recursos existentes, pelo que, reforçam o apelo para a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e inteligentes do ponto de vista climático (que permitam tirar maior partido da água utilizada); para uma gestão da água de forma mais eficiente, procurando socorrer-se de novos e inovadores sistemas tecnológicos de irrigação e gestão de recursos hídricos; e ainda gerir e aplicar corretamente tudo o que são produtos de apoio à produção de alimentos.

Uma mensagem que a ANIPLA subscreve, numa altura em que assumem como prioridades, a criação de condições para o aumento da disponibilidade de soluções para que os agriculotres sejam capazes de cumprir a sua missão e a formação e capacitação dos profissionais agrícolas para a incorporação de  ciência e inovação no seu trabalho diário, tornando os seus sistemas de produção cada vez mais eficientes. Na certeza de que, ainda que o caminho se faça caminhando, os resultados deste trabalho são já visíveis e promissores.

(*) “A água dá vida, a água nutre. Não deixar ninguém para trás”, FAO, Outubro 2023 https://www.fao.org/3/cc6758pt/cc6758pt.pdf