“Arroz, alterações climáticas e gestão da água. Desafios para o arroz europeu”.

15 de novembro de 2023 – das 10.00 às 14.00 horas – Eurostars Universal Lisboa

Na quarta-feira, 15 de novembro, vai realizar-se em Lisboa, no hotel Eurostars Universal terceiro Congresso Europeu do Arroz. O evento faz parte do projeto trienal Sustainable EU Rice – Don’t Think Twice, que visa promover e valorizar o arroz japónica europeu, realçar a sustentabilidade ambiental da sua produção e sensibilizar os consumidores para os seus elevados padrões de qualidade.

Depois de Paris e Milão, a terceira edição do Congresso Europeu do Arroz chega a Lisboa, atraindo chefes de cozinha, jornalistas, influencers, agrónomos e investigadores ao Eurostars Universal Lisboa (Avenida D. João II, lote1.12.1, Parque das Nações).

O encontro abordará um tema muito ligado à atualidade: a relação essencial entre a cultura do arroz e a água, na sequência das consequências das alterações climáticas.

Marco Romani, Chefe do Departamento de Agronomia e Proteção das Culturas do Centro de Investigação do Arroz, falará sobre a sustentabilidade agronómica e ambiental da cultura do arroz, com particular destaque para o uso sustentável dos recursos hídricos. Corrine Romero, Secretária-Geral do Syndicat des Riziculteurs de France et Filière, falará em seguida sobre as técnicas agrícolas que contribuem para a preservação do equilíbrio ecológico das zonas húmidas e para a proteção da biodiversidade, enquanto Pedro Monteiro, Presidente da Casa do Arroz, ilustrará o património varietal único do arroz japónica português.

No final da conferência, haverá um momento para a imprensa, durante o qual os representantes das três entidades promotoras, o Diretor-Geral do Ente Nazionale Risi, Roberto Magnaghi, o Presidente da Casa do Arroz, Pedro Monteiro, e Corrine Romero, do Syndicat des Riziculteurs de France et Filière, apresentarão os objectivos do projeto e os resultados das iniciativas promovidas até ao momento.

Para evidenciar a diversidade do arroz europeu na preparação de diferentes receitas, das mais tradicionais às mais inovadoras, seguir-se-á uma sessão de showcooking, durante a qual um chefe criará ao vivo pratos à base de arroz, sublinhando o papel preponderante deste cereal na tradição gastronómica europeia.

Programa:Para mais informações: events@sustainableeurice.eu