Com o objectivo de transferir conhecimento e de divulgar as actividades realizadas, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro realizou o habitual Dia Aberto do Polo de Inovação de Coimbra/Campo do Bico da Barca a 25 de Agosto, cujo tema foi “Os cereais no Baixo Mondego”.

Num evento que contou com quase centena e meia de participantes, foram visitados os ensaios e os campos de arroz e de milho onde foram divulgadas novas variedades e tecnologias inovadoras de sementeira e de nutrição das culturas.

Na cultura do arroz foram visitados os dois ensaios de Novas Variedades (convencionais e das tecnologias Clearfieldâ e Provisiaâ), os ensaios da Rede Nacional de Ensaios, de Melhoramento Genético e de Aplicação de Fertilizantes de Absorção Foliar, para além dos campos de divulgação com aplicação de “INOFIX N” na variedade Teti e com as sementeiras enterradas em agricultura biológica e com a variedade Caravela.

Relativamente à cultura do milho, foram apresentados o Ensaio de Fertilização e de Aplicação do Bioestimulante “BLUE N” e os campos de divulgação com aplicação do Bioestimulante “INOFIX N” e os que foram instalados no âmbito dos projectos PRR Carb2Soil e Solo C+.

No ensaio de variedades convencionais destaque para o “CARAVELA” e “CERES”, provenientes do Programa Nacional de Melhoramento Genético, o “SINTRA” e o “VELOX” da empresa italiana de sementes “Lugano”, representada em Portugal pela Tecnorisi. Para além destas, também estiveram neste ensaio duas variedades ainda em código, oriundas do COTArroz, quatro variedades da empresa Almo – CRONO, FEDRA, TETI e ARIETE, cuja representante é a Lusosem, GUADIAGRAN (da Mundiarroz) e LEONARDO e LUSITANO, ambas da Lugano/Tecnorisi.

O Ensaio de Variedades das tecnologias Clearfieldâ e Provisiaâ teve o apoio da empresa BASF, dele fazendo parte: CL 007, CL 033, CL 388 e Ibérico CL (variedades Clearfieldâ) e as restantes incluem-se na tecnologia Provisiaâ (Diva PV, Formula PV e PVL 136).

Os objectivos dos ensaios de variedades foram: Avaliar o comportamento agronómico das cultivares em estudo e determinar os parâmetros da produção, o rendimento industrial e a classificação comercial.

Relativamente ao Programa de Melhoramento Genético do Arroz apenas foi instalado o Ensaio de Avaliação e de Adaptação, sendo o mesmo composto por 48 novos genótipos e por 6 variedades testemunha. Coube ao INIAV a explicação do papel do melhorador e a apresentação das várias fases de melhoramento e de selecção por que vai passando o material genético, culminando com a sua inclusão na Rede Nacional de Ensaios tendo em vista a inscrição no Catálogo Nacional de Variedades (…).

Autoria:
António Jordão – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro
*Escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico
Nota: Fotos disponibilizadas pela Engª Vanda Batista, Directora Adjunta da DRAP Centro

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo, edição de outubro 2023.

Artigo relacionado:

Caravela é a primeira Variedade de Arroz Nacional pronta para criar valor no mercado português