A plataforma AKIS Portugal é o sistema de conhecimento e inovação da agricultura nacional que reúne todos os atores do setor agrícola e florestal em prol da modernização das zonas rurais, promoção e partilha de conhecimentos, inovação e digitalização na agricultura e nas zonas rurais.A Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lança na próxima sexta-feira, 3 de novembro, a plataforma AKIS Portugal.

O AKIS Portugal é o sistema de conhecimento e inovação da agricultura nacional que reúne todos os atores do setor agrícola e florestal em prol da modernização das zonas rurais, promoção e partilha de conhecimentos, inovação e digitalização na agricultura e nas zonas rurais.

Os agricultores e silvicultores são o centro do AKIS. O seu envolvimento em Grupos Operacionais ou outros projectos orientados para a prática é fundamental para a transferência de conhecimento. A participação em grupos de discussão, inclusivamente por meio de redes sociais, são formas eficazes de troca de soluções com outros agricultores.

Farão parte desta plataforma, todos os que produzem e utilizam conhecimento, nomeadamente agricultores, silvicultores, consultores, investigadores, redes rurais, autoridades nacionais e regionais, meios de comunicação, empresas, academia, consumidores e cidadãos.

A plataforma AKIS permite o registo de membros individuais e de grupos, a interação em grupos e fóruns de discussão, a partilha dos resultados de projetos de I&D (Investigação e Desenvolvimento), a criação de módulos de formação online e o alojamento de conteúdos digitais, entre outras funcionalidades.

Em Portugal, o AKIS é coordenado pela Rede Rural da PAC, que está sob alçada da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

A Revista Voz do Campo já faz parte da plataforma AKIS Portugal: https://akisportugal.pt/members/vozdocampo