Uma forma de motivar os alunos e para evitar e combater o abandono e o insucesso escolar no âmbito da cidadania e do desenvolvimento num dos eixos que é a educação ambiental, decidimos criar um projeto que se chama “Da Escola ao Rebanho”, que começou em 2018 e através dele queremos para além da parte pedagógica que os alunos tenham vários motivos para gostar da escola, aprenderem e reconhecerem a importância do bem-estar animal.

Leonel Castro, professor na Escola Prof. Agrícola Engo Silva Nunes (Molares, Celorico de Basto)

A Escola Profissional Agrícola Engo Silva Nunes em Molares, Celorico de Basto, tem como curso base o Técnico de Agropecuária, sendo uma instituição de ensino onde a maior parte dos seus alunos são oriundos de explorações agrícolas da região de Basto, Montalegre, Boticas, e vêm de famílias que trabalham na agricultura. Entendemos que para além do ensino em geral é importante também promover as raças portuguesas, neste caso de proteção de rebanhos, até porque temos muitos alunos com rebanhos de Cabra Bravia, Maronesa, Barrosã e Minhota, e então passaram a ver os cães de uma maneira diferente.

Graças a este projeto, conseguimos colocar cães das várias raças de proteção de rebanhos nas explorações de alunos, ex-alunos, familiares, professores, e ex-professores da nossa escola. Conseguimos colocar 54 exemplares, desde o Cão de Gado Transmontano, Serra da Estrela de pelo curto e pelo comprido, Fila de são Miguel e também do Castro Laboreiro. Este ano temos um desafio maior que é focar a nossa ação na raça do Castro Laboreiro. Esta raça está a passar um mau momento. É um cão que pouco se vê nas exposições e está a precisar da nossa ajuda. Vamos tentar colocar estes cães nos rebanhos, principalmente na Serra do Alvão, já que na opinião dos pastores daquela região, o cão de Castro Laboreiro é o mais apropriado para aquela Serra.

Artigo relacionado:

Estratégias Nutricionais para a Sustentabilidade em debate nas XII Jornadas de Alimentação Animal