Estratégias Nutricionais para a Sustentabilidade em debate nas XII Jornadas de Alimentação Animal

Contando com cerca de 150 participantes, as XII Jornadas de Alimentação Animal, organizadas pela SPMA/IACA no dia 21 de setembro, com o apoio da Voz do Campo como Media Partner, voltaram a ser o ponto de encontro incontornável da Indústria da Alimentação Animal no pós-férias.

Este ano, o evento teve como tema principal “Estratégias Nutricionais para a Melhoria da Sustentabilidade em Produção Animal”, refletindo a crescente importância da sustentabilidade no Setor.

A escolha deste tema foi uma demonstração clara do compromisso proativo do da Indústria e da IACA em busca de soluções inovadoras para tornar a produção animal mais sustentável.

Destacamos iniciativas recentes que exemplificam esse compromisso como a criação do ecoregime sobre eficiência alimentar dos bovinos (PEPAC), projetos da IACA (SANAS e PRR) e do FeedInov CoLab, ou a recente brochura da FEFAC sobre as diversas Soluções em Nutrição Animal, em que a IACA participou, com técnicos ligados à Seção de Pré-misturas e Aditivos..

Como é habitual, um dos pontos altos do evento é a atribuição dos Prémios a personalidades que marcaram a Indústria da Alimentação Animal ou a IACA, pelo seu empenho, dedicação e entrega, estejam ou não em final de carreira.

Este ano, os Prémios foram entregues a Divanildo Monteiro, da UTAD,  José Manuel Costa, da DGAV, ambos membros do conselho consultivo do FeedInov, e a Cristina de Sousa, dirigente da IACA de 2007 a 2022, e Presidente em dois Mandatos, de 2012 a 2017, simbolizando o singelo reconhecimento e Homenagem pelas suas contribuições para o setor. De resto, o seu Mandato enquanto Presidente, para além de ser a primeira mulher a exercer estas funções na Indústria, ficou marcado por duas iniciativas consideradas como estruturantes para a Associação: o QUALIACA e a alteração dos Estatutos, consolidando a abertura da IACA a outras atividades ligadas à alimentação animal.

Sustentabilidade, inovação & investigação, soluções nutricionais, segurança alimentar, Economia Circular, decisões com base na informação e na Ciência serão as prioridades da IACA para os próximos anos, mostrando e demonstrando que queremos ser e somos parte da solução.

Não é possível pensar-se numa estratégia de cadeia alimentar, sem ter em conta o papel e a relevância da Alimentação Animal.

Jaime Piçarra, Secretário-Geral
IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais

↓ A reportagem Voz do Campo, apresenta na edição de outubro 2023 algumas entrevistas realizadas durante o evento.

 

Artigo relacionado:

❝ O nosso setor é o que mais recicla alimentos, a produção animal é um grande aliado na redução da pegada, ao contrário do que muitas vezes se diz