No dia 6 de setembro de 2023, decorreu em Santarém, na Agroglobal 2023, o II Workshop Técnico do projeto H2020 PestNu intitulado “Promoção da Sustentabilidade na Produção Agrícola: Contribuição do Projeto PestNu”, organizado pelos parceiros nacionais do projeto, a empresa eborense AgroInsider e a APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais. O programa focou inovações tecnológicas em teste e demonstração no âmbito deste projeto europeu e contou com a partilha de experiências e boas práticas por membros nacionais do seu conselho consultivo.

O painel da manhã focou a Economia Circular (EC) na Agricultura e foi moderado por Cátia Pinto, do SFColab. Rita Silva (APEMETA) apresentou o projeto PestNu e os principais resultados do segundo ano de trabalho e os parceiros irlandeses do projeto (TelLab), apresentaram remotamente os sensores N, P, K de baixo custo e em tempo real, aplicáveis a unidades de hidroponia e aquaponia para a otimização de abordagens circulares. Em sala, a Neoalgae (Espanha), deu a conhecer a tecnologia para tratamento de águas residuais agrícolas (hidroponia e aquaponia) com produção de biofertilizante/bioestimulante a partir de microalgas. O Painel contou ainda com Josué Clemente, que testemunhou a importância da EC no percurso e planos futuros da Ascenza Portugal, produtora de soluções para a proteção de plantas, e Maria da Conceição Fernandes, do CEBAL, que elencou o potencial Contributo da Biorrefinaria para a EC na região alentejana. O debate final sobre as oportunidades e desafios associados à adoção de tecnologias e práticas que promovem a EC na agricultura destacou a diversidade e crescente robustez das soluções, a par com barreiras a uma maior penetração no mercado, regulamentares e de (demonstração e) viabilização económica.

O painel da tarde foi dedicado à Transparência na Cadeia de Abastecimento de Alimentos e moderado por José Rafael Marques da Silva (AgroInsider, Universidade de Évora e MED). Patrícia Lourenço, da AgroInsider, apresentou o Índice de Sustentabilidade Alimentar (FSi), em desenvolvimento no projeto PestNu (ver página ao lado). Cátia Pinto do SFColab, focou a confiança e transparência dos dados no setor agrícola como fator chave para a adoção das tecnologias digitais, elencando desafios e oportunidades associados à gestão da informação bem como iniciativas em curso no laboratório colaborativo. José Rafael Marques da Silva apresentou o projeto PRR PEGADA 4.0 – Sustentabilidade da Atividade Agrícola Suportada por Processos e Tecnologias Inteligentes e a importância da digitalização para avaliar e comunicar a transparência e sustentabilidade da produção. Luisa Pinto da EDIA, testemunhou a abordagem colaborativa com o setor agrícola para a sustentabilidade no perímetro de rega da EFMA e Ondina Afonso, da SONAE MC focou a importância do tema para o retalho, e as iniciativas promovidas, nomeadamente em torno da Declaração para a Sustentabilidade do Clube de Produtores Continente (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo, edição de novembro 2023.

Autores: Patrícia Lourenço (AgroInsider), Rita Silva (APEMETA)