Ordem dos Médicos Veterinários congratula-se com a decisão da tutela de contratação de novos inspetores e considera a medida fundamental para a segurança alimentar.

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) congratula-se e apoia a decisão do Governo pela contratação de 90 Médicos Veterinários para a carreira especial de inspeção veterinária e considera que a medida anunciada pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, é fundamental para uma atividade que estava há bastante tempo em situação muito crítica por falta de Médicos Veterinários nesta área tão importante da Medicina Veterinária.

A contratação de 90 Médicos Veterinários para a inspeção veterinária vai proporcionar benefícios visíveis na garantia da segurança alimentar, ao criarem-se melhores condições para o funcionamento dos serviços que garantem a realização de inspeções higio-sanitárias de animais ou outras ações no domínio da saúde pública por profissionais com formação específica.  

Por outro lado, esta contratação irá ainda permitir a implementação da carreira especial de Inspeção Veterinária e a consequente revisão da tabela remuneratória, contribuindo para a valorização da atividade.

Jorge Cid, Bastonário da OMV aplaude esta resolução que há muito tem vindo a ser alertada pela OMV junto das autoridades competentes. Esta contratação de 90 Médicos Veterinários vem assim colmatar o défice de profissionais existente nesta área tão importante e fundamental da Medicina Veterinária, no garante da saúde pública e da segurança alimentar. De realçar também terem sido atendidas as repetidas propostas para a tão reivindicada carreira especial de inspetores veterinários, melhorando assim as condições de trabalho e a valorização dos seus profissionais.


Comunicado do Governo relacionado:

2023-11-17 às 10h11

Reforço da inspeção veterinária com 90 novos inspetores

1. Governo autoriza a contratação de 90 trabalhadores qualificados para a inspeção veterinária.

2. Rejuvenescimento e robustecimento da capacidade de resposta da Administração Pública para acompanhar dinâmica do setor agroalimentar, a par de poupanças significativas.

O Governo já assinou o despacho que autoriza a contratação de 90 trabalhadores para a carreira especial de inspeção veterinária.

Segundo a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, “além da renovação geracional dos quadros do Estado, esta é uma medida que terá reflexos evidentes na capacidade de resposta da Administração Pública. E isso será visível na manutenção da garantia da segurança alimentar, mas também no campo da competitividade e potencial exportador”.

Além de poupanças significativas relacionadas com protocolos, contratos de avença e horas extraordinárias, a contratação em causa irá ainda permitir a implementação da carreira especial de Inspeção Veterinária e a consequente revisão da tabela remuneratória, garantindo, a esta atividade, “a merecida valorização”.

“Temos de acompanhar a vitalidade e o dinamismo do setor agroalimentar. É esse o nosso papel. E o seu cumprimento passa, nomeadamente, pela criação das melhores condições ao funcionamento dos serviços e à afirmação do setor. Uma afirmação nacional e internacional – algo que exige, cada vez mais, recursos e instrumentos que corroborem a qualidade do que produzimos, o rigor com que trabalhamos e a transparência que caracteriza todos os procedimentos”, sublinhou a Ministra Maria do Céu Antunes.