Firmino Cordeiro, Diretor Geral da AJAP, marca presença no Fórum de Investimento Moçambique – UE, que decorre esta quarta-feira e amanhã (23 de novembro), em Maputo, Moçambique. A acompanhar Firmino Cordeiro, estão dois empresários portugueses do Algarve, dos setores da construção civil e da prestação de serviços na área da transformação de produtos agrícolas, a saber, Hugo Pereira (Sketchlog Arquitetos) e Peter Duarte (VND Investe e Constrói). A ministra da Agricultura e Alimentação de Portugal, Maria do Céu Antunes, também marca presença na iniciativa.

No âmbito deste importante Fórum, Firmino Cordeiro adiantou, esta manhã, à Rádio de Moçambique, que “vê com muito bons olhos” esta iniciativa da União Europeia (UE), “confirmada a sua repetição ao longo dos próximos anos e bem elucidativa da colaboração e cooperação da UE com o Continente africano, nomeadamente com Moçambique”.

Ainda nesta entrevista, o Diretor Geral da AJAP defendeu que a Agricultura “é um tema extremamente importante para este País”, tal como referiu o Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Silvino Moreno, na sua intervenção na sessão de abertura do evento.

A este propósito, Firmino Cordeiro reforça “a necessidade imperiosa de se promover a entrada de Jovens neste setor, quer nas agriculturas mais desenvolvidas como também nas pequenas e médias machambas, uma vez que 90% da agricultura de Moçambique assenta neste tipo de explorações”.

Nesse sentido, o responsável da AJAP sublinha que “são necessárias políticas de estímulo e incentivo para que Jovens Agricultores olhem para este setor como sendo de oportunidades, de negócio e investimento para o futuro”.

A acompanhar Firmino Cordeiro neste Fórum estão dois empresários portugueses do Algarve, dos setores da construção civil e da prestação de serviços na área da transformação de produtos agrícolas, Hugo Pereira (Sketchlog Arquitetos) e Peter Duarte (VND Investe e Constrói).

O Fórum

O fórum conta com vários oradores, moçambicanos e europeus, incluindo a intervenção da ministra da Agricultura e Alimentação de Portugal, Maria do Céu Antunes, na manhã desta quarta-feira.

Sob o tema ‘Criando oportunidades de negócio’, o evento pretende explorar formas de atrair investimentos de qualidade no âmbito da iniciativa Global Gateway, bem como, impulsionar e diversificar o comércio entre Moçambique e a União Europeia.

Será também uma oportunidade para os intervenientes dos setores público e privado avaliarem as inúmeras oportunidades de investimento que Moçambique tem para oferecer.

O fórum centra-se igualmente no valor acrescentado dos produtos ‘Feito em Moçambique’ e na industrialização.

A UE é um parceiro crucial para Moçambique e continua a ser um dos seus parceiros comerciais mais importantes, proporcionando um mercado significativo para as exportações moçambicanas de mais de meio bilião de dólares todos os anos.

Globalmente, o investimento da UE desempenha um papel crucial no apoio ao desenvolvimento económico do país, criando oportunidades para as empresas locais, estimulando o ambiente empresarial e construindo uma parceria económica mutuamente benéfica.

Fórum é organizado pelo Governo de Moçambique, pelas Câmaras de Comércio Europeias e Moçambicanas, pela Agência para a Promoção do Investimento e Exportações (APIEX) e pela Delegação da UE em Moçambique.

Objetivos do Fórum:

  • Destacar as oportunidades de investimento que Moçambique tem para oferecer aos investidores locais e da UE;
  • Apresentar o potencial de exportação de Moçambique no contexto dos acordos comerciais com a UE;
  • Criar ligações com os setores chave promovidos pela Equipa Europa através do pacote de investimento Global Gateway e explorar oportunidades de financiamento;
  • Criar ligações com os setores chave promovidos pela Equipa Europa através do pacote de investimento Global Gateway e explorar oportunidades de financiamento;
  • Facilitar reuniões presenciais para construir relações estratégicas entre empresários locais e da UE e explorar projetos de investimento financiáveis;
  • Apresentar iniciativas do setor privado e público através de uma exposição interativa.