O microtensiómetro mede a tensão matricial ou a força de sucção da água no substrato, ou seja, traduz a força de sucção necessária para as raízes absorverem a água.

O microtensiómetro é um sensor que fornece leituras extremamente precisas, contínuas e reais que são importantes para a tomada de decisão informada sobre quando e quanto regar. Através da medição da tensão da água, é possível determinar com exatidão o nível de humidade no substrato, garantindo uma rega ajustada às necessidades da cultura. Ou seja, ao definir limites mínimos de tensão, podemos manter a cultura em conforto hídrico ou, por opção, em stress controlado durante determinadas fases do ciclo cultural, permitindo uma maior qualidade na produção sem comprometer a quantidade.Outras vantagens deste sensor:

O microtensiómetro é intuitivo e fácil de usar, não depende do tipo de substrato compactação e degradação do mesmo, assim como da forma e tamanho do vaso.

Além disso, a integração do microtensiómetro com outros sistemas de automação e controlo possibilita uma gestão muito mais autónoma e precisa da rega assim como o seu acionamento automático, reduzindo a dependência da intervenção do produtor, e a melhoria da eficiência operacional e energética da exploração.

Em conclusão, este sensor permite economizar recursos como água, adubo e energia, a monitorização e ajustes em tempo real e, por isso, melhorar a qualidade da produção.