“Um projeto ambicioso e principalmente desafiante onde aprendemos muito e onde também ensinámos muito aos agricultores”, refere Alexandre Castilho, CEO da Hidro-Ibérica.

Este Prémio é de grande importância para a Hidro-Ibérica e a Ecofirma, pois reconhece o esforço dedicado ao longo de vários anos no desenvolvimento de projetos em Angola. A Hidro-Ibérica destaca que a premiação não apenas reconheceu o trabalho, mas também serviu como estímulo para todas as equipas técnicas envolvidas.

Durante as Conferências Água e Ambiente 2023, realizadas em novembro no LNEC, foram revelados os Prémios Portugal Water Awards, que celebram os sucessos na internacionalização do setor da água nacional em diversas áreas. A Hidro-Ibérica venceu o prémio na categoria “Empreitadas”.

O galardão distinguiu o projeto e instalação de dez Center-Pivots completos, abrangendo condutas, estações elevatórias, casas de bombagem e geradores, numa totalidade de 250 hectares de área regada distribuídos por sete explorações por diversas regiões de Angola, nomeadamente (Malanje, Cuanza Norte e Uije).

É importante destacar que esse projeto e a sua implementação resultaram de uma colaboração entre a HIDRO-IBÉRICA e a Ecofirma em território angolano.