O Crédito Agrícola revelou no passado dia 29 de novembro de 2023, os vencedores da 10ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, que voltou a distinguir o que de melhor se faz em Portugal nos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal nacional, em prol da sustentabilidade.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no auditório da Torre do Tombo, em Lisboa, integrada numa iniciativa da Rede Rural Nacional sobre a nova PAC, e contou com a participação da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do Presidente do Grupo Crédito Agrícola, Licínio Pina.

Na 10ª edição deste concurso, o enfoque das categorias foi para os desafios do sector e de que forma os projectos permitem dar resposta à transição energética e neutralidade carbónica, aos stresses bióticos e abióticos, à valorização de recursos endógenos e à segurança alimentar e nutricional.

Na categoria Transição Energética e Neutralidade Carbónica, venceu o projecto FiberLoop, o primeiro sensor de temperatura e humidade que utiliza fibras ópticas para detectar fugas de água com uma precisão de apenas um metro.

O prémio para a categoria Resposta a Stresses Bióticos e Abióticos foi entregue ao TrunkBioCode, biossensor para a detecção de Doenças do Lenho em Videira (DLV) in loco, utilizando uma quantidade de material vegetal ínfima, sem comprometer a viabilidade da planta.

Na categoria de Valorização de Recursos Endógenos, venceu a BioGrowth Pods, com um projecto de sementeiras biodegradáveis feitas de um biocompósito de fibras naturais obtido a partir de resíduos agrícolas da Região Autónoma da Madeira, como uma alternativa sustentável às bandejas e sacos de plásticos descartáveis utilizados na Agricultura.

Por fim, na categoria de Segurança Alimentar e Nutricional, o prémio foi entregue a ImproVITA, produtora de um conservante alimentar natural que prolonga significativamente o efeito de antioxidantes e, consequentemente, aumenta o prazo de validade de frutas e legumes cortados, chamados produtos IV gama, e de sumos naturais.

Adicionalmente às quatro categorias a concurso, juntam-se mais três distinções.

Cultivo Sustentável de bivalves da Oceano Fresco, que se foca na produção de bivalves com escala e de forma sustentável e inovadora, através da instalação do primeiro viveiro de amêijoas em mar aberto do mundo, foi eleito como Projecto de Elevado Potencial promovido por Associado Crédito Agrícola.

Menção Honrosa Jovem Empresário Rural foi atribuída à Kropie, a plataforma online que reúne informações de estações meteorológicas, análises de solo e do ar, satélites e drones numa única plataforma para a gestão urbana, agrícola, vitivinícola e florestal.

E a distinção BfK Award by ANI recaiu no projecto da cLabel+: Clean Label que se dedica à transformação de açúcares calóricos (sacarose) em açúcares saudáveis de alto valor funcional (prebióticos) nos alimentos finalizados (in situ).

O Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola é organizado pelo Crédito Agrícola, em parceira com a P-BIO e conta com o Ministério da Agricultura e Alimentação, como parceiro institucional.

A iniciativa e os projectos premiados podem ser consultados em: www.premioinovacao.pt.