Projeto garante sustentabilidade de Alqueva

Já foi lançado, pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A., o procedimento contratual para o fornecimento, instalação e licenciamento de quatro Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) junto a estações elevatórias da Rede Primária do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA).

Com uma produção estimada em 90GWh/ano, a energia obtida pelo conjunto destas centrais fotovoltaicas seria suficiente para abastecer cerca de 2/3 de toda a população do Baixo Alentejo. Este será o maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa e terá como preço base do concurso 45 milhões de euros.

A energia será produzida pelos painéis fotovoltaicos instalados sobre estruturas flutuantes e dirigida para as Estações Elevatórias, que lhes estão dedicadas para autoconsumo. E, com uma potência instalada total de 52 MWp, as centrais ocuparão uma área com cerca de 42 hectares sobre a água, estimando-se que sejam necessários cerca de 100 mil painéis fotovoltaicos, os quais evitarão a emissão de aproximadamente 30 mil toneladas de CO2 por ano.

“A transição energética e a descarbonização da economia são prioridades para o país e assumem-se como determinantes para a sustentabilidade do projeto Alqueva, uma vez que estamos perante a principal fonte de custos variáveis na distribuição de água”, sinaliza a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

A governante sublinhou ainda que “esta aposta tem sido evidente na gestão dos diversos instrumentos à nossa disposição, tendo contado sempre com o empenho do setor no cumprimento das estratégias nacionais e europeias, bem como dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Cada vez mais, o combate ao desperdício e o reforço da circularidade e do uso eficiente de recursos são alicerces de um futuro melhor. Também na Agricultura. E é esse empenho que queremos alavancar e acompanhar. Prova disso está na disponibilização de um montante superior a 100M€ para apoiar a instalação de painéis fotovoltaicos na agroindústria, explorações agrícolas e regadio”.

Recorde-se que o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva tem já instaladas nove centrais fotovoltaicas em funcionamento, incluindo duas flutuantes, estando também a decorrer os concursos para a instalação de outras nove centrais (sendo cinco flutuantes).