Foi publicado pela Comissão Europeia o mais recente relatório com as previsões a médio prazo (2023-2035) para o setor da agricultura europeia. Os editores ressalvam que a volatilidade dos mercados impede a realização de projeções, pelo que pretendem, isso sim, estabelecer quais as principais tendências que irão se seguidas pelos mercados agrícolas, tendo em conta o ambiente macroeconómico, assumindo que o enquadramento político se mantém.

A produtividade do setor agrícola tem sido ameaçada pelas pressões causadas pelas alterações climáticas, que poderão vir a causar alterações nos padrões das culturas e também reduções na produtividade. Por outro lado, o aumento da dimensão das explorações agrícolas tem permitido aumentos nesta produtividade.

É esperado que os aumentos de produtividade e competitividade do setor agrícola dos países que se juntaram à UE após 2004 reforcem a posição da União enquanto exportador líquido de alimentos.

As preocupações dos consumidores com o impacto que a alimentação tem na saúde continuará a conduzir a diminuições no consumo de carne, sobretudo porco e vaca. Já o consumo de lacticínios deverá estabilizar, embora com reduções no consumo de leite, que vai sendo compensado por novos produtos derivados e com a utilização do leite como matéria prima.

Tudo indica que a produção de alimentos compostos para animais continuará a diminuir, quer pela redução na produção de animais, quer pela mudança para sistemas mais sustentáveis, como as pastagens e também pelo aumento da taxa de conversão dos alimentos.

Informação disponibilizada pela Comissão Europeia.