Portugal é hoje um importante produtor de Pequenos Frutos com empresas relevantes no contexto europeu e mundial. O país está entre os dez maiores produtores de framboesa e mirtilo do mundo, com produtividades extremamente competitivas e qualidade dos frutos superior.

A divulgação do conhecimento científico é uma das tarefas principais de todos os professores, investigadores e técnicos e, por maioria de razão, para todos os que trabalham na administração pública. Numa época em que a comunicação está extremamente facilitada pela diversidade de meios disponíveis, verifica-se que o conhecimento gerado nas Universidades e Institutos Públicos não chega aos seus destinatários, os produtores. Os criadores de conhecimento técnico-científico estão hoje obrigados a incluir nos seus projetos de investigação um grupo de trabalho específico para a disseminação do conhecimento, mas, mesmo assim, a informação não é eficientemente transmitida. Qual o porquê desta baixa eficiência na transmissão do conhecimento? Sou dos que partilham a opinião que para uma comunicação ser eficaz é necessário que o recetor da mensagem esteja preparado e disposto a recebê-la, o que nem sempre é o caso.

O INIAV, IP vem desde há alguns anos a criar um Polo de Inovação dedicado aos Pequenos Frutos na região de Odemira, em parceria com diversas empresas do setor. Aí estão em curso diversos ensaios em diferentes áreas que passam pelo melhoramento genético, tecnologias de produção, sanidade vegetal e estudo de novas culturas de pequenos frutos como sejam as camarinhas e o medronho para venda em fresco. Estas parcerias têm sido um caso de sucesso uma vez que apenas são estudados problemas identificados em comum e que urge resolver. Aqui a comunicação é direta e a sua divulgação universal.

Portugal é hoje um importante produtor de Pequenos Frutos com empresas relevantes no contexto europeu e mundial. O país está entre os dez maiores produtores de framboesa e mirtilo do mundo, com produtividades extremamente competitivas e qualidade dos frutos superior.  

A presença em fóruns internacionais é de extrema importância uma vez que reforça a relevância do país, não apenas nos seus valores estatísticos, mas também no apuro técnico da produção nacional fundada em conhecimento científico sólido.

Vem tudo isto a propósito da presença do INIAV, IP no “Morocco Berry Conference” que decorreu em novembro em Agadir. Esta conferência que tem sido organizada anualmente é um bom exemplo da troca de informação entre stakeholders. São convidadas as empresas mais representativas dos diferentes setores de atividade e os oradores que, pelo seu conhecimento, podem acrescentar valor ao debate que se pretende intenso durante a jornada de trabalho.

É a segunda vez que o INIAV, IP participa nesta conferência. Na primeira edição em 2019, foi apresentada uma comunicação sobre a conversão da cultura da framboesa no solo para a produção em substrato. Os conhecimentos adquiridos nos diversos ensaios realizados no Polo de Inovação da Fataca, em projetos e em produtores portugueses, permitiu acumular uma experiência muito importante e facilmente transponível para diferentes regiões da Europa e Norte de África.

O reconhecimento da fiabilidade técnica e da importância dos saberes adquiridos, levaram ao convite para a edição de 2023, em que foi apresentada uma comunicação sobre o programa de melhoramento de framboesa que o INIAV, IP tem desenvolvido em parceria com a empresa Beira Baga, no Polo de Inovação de Fataca.

Em conclusão podemos afirmar que a participação da investigação nacional em Pequenos Frutos nestes eventos significa o reconhecimento do trabalho feito, a disponibilidade para a partilha do conhecimento ao nível nacional e internacional permitindo dar testemunho do que melhor se faz em Portugal. Obrigado, Green Smile e Hortitool por todo o esforço e empenho na realização de mais uma conferência de sucesso.

Autoria: Pedro Brás de Oliveira

INIAV, I.P., UEIS-SAFSV, Av. Da República, Nova-Oeiras, 2784-505 Oeiras, Portugal

→ Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo, edição de dezembro 2023.