Surexport adquire participação majoritária na Jong Fruit BV para expandir sua capacidade de produção no norte da Europa

A Surexport, empresa espanhola que se dedica à produção e comercialização de frutos vermelhos, adquiriu uma participação maioritária na Jong Fruit, um produtor holandês de morangos. A parceria com a Jong Fruit, que este ano celebra o seu 60º aniversário, constitui um marco relevante para o plano estratégico da Surexport, fortalecendo a sua posição no norte da Europa e conseguindo uma produção contínua ao longo do ano. A Jong Fruit, com 24 hectares produtivos sob estufa de vidro, é especializada no cultivo de morangos durante todo o ano, incluindo a exclusiva variedade Inspire, já produzida pela Surexport em Espanha.

Os acionistas fundadores e principais gestores da Jong Fruit, os irmãos Arian de Jong e Rob van der Wouw, continuarão a liderar o negócio ao lado da Surexport.

Rob van der Wouw: “Há muito tempo que tenho em mente a união de forças numa plataforma internacional de frutos vermelhos. Durante a minha primeira reunião com a Surexport vi imediatamente as muitas oportunidades e sinergias possíveis para ambas as partes e a nossa paixão partilhada pela gama Inspire confirmou a minha convicção. Portanto, não foi uma decisão difícil para mim vender as minhas ações à Surexport e continuar a fazer parte da equipa de gestão. Juntamente com a Surexport, estou determinado a levar a cabo os nossos planos com a expectativa de que isso levará tanto a Jong Fruit como a Surexport a um nível superior ao esperado.”

Arian de Jong: “Estou orgulhoso de liderar o negócio Surexport no Noroeste da Europa no papel de gestor e contribuir positivamente para a nova estratégia.”

Com esta aquisição, a Surexport irá expandir e continuar a diversificar a sua capacidade de produção geográfica no noroeste da Europa, resultando num melhor fornecimento de frutos vermelhos durante todo o ano para as principais cadeias de abastecimento europeias.

O CEO da Surexport, Andrés Morales, afirmou que “esta aquisição enquadra-se perfeitamente na nossa estratégia de crescimento e permite-nos reforçar a nossa presença no noroeste da Europa. “Estamos muito satisfeitos por receber a equipa da Jong Fruit e trabalhar em conjunto para nos tornarmos o principal produtor europeu de frutos vermelhos.”

A Surexport, com sede em Huelva e fundada em 1994, gerou vendas superiores a 235 milhões de euros na última campanha 22/23. Com o apoio da Alantra PE, um dos principais fundos de capital de risco do mercado espanhol, a Surexport está imersa num ambicioso plano estratégico de crescimento orgânico e inorgânico e espera atingir 340 milhões de euros de receitas totais no final da campanha 23 / 24.

A aquisição da Jong Fruit representa um grande passo na estratégia de crescimento da Surexport, focada na inovação, qualidade, fornecimento contínuo ao longo do ano e relações duradouras com as principais cadeias de abastecimento de bagas europeias de primeira linha.