Interpera, o Congresso Internacional da Pera, terá lugar nos dias 26 e 27 de junho de 2024 em Óbidos, Portugal. Localizada a 80 km a norte de Lisboa, Óbidos está no coração do Oeste, a principal região produtora de peras de Portugal.

O objetivo do congresso Interpera é reunir produtores e takeholders internacionais do setor em torno de temas técnicos e económicos. A edição de 2024 do congresso é coorganizada pela ANP.

A venda de bilhetes online está disponível em www.interpera.org, com preços “early bird” até 3 de maio de 2024.

O Interpera regressa a Portugal dez anos após o evento de 2014, em Santarém. Portugal é um dos principais países produtores de pera da Europa, com um potencial produtivo que ronda as 200 mil toneladas por ano, das quais cerca de 60% se destina à exportação.

26 de junho: visitas técnicas
Durante as visitas técnicas os participantes poderão visitar pomares e centrais fruteiras da região, bem como os principais centros de investigação: INIAV e COTHN.

27 de junho: Conferência
No segundo dia, a conferência terá lugar na Praça da Criatividade em Óbidos, um edifício de referência da vila, concluído em 2019. Haverá várias mesas redondas e apresentações sobre temas como as tendências de mercado, a evolução da produção de pera na Europa e as questões relacionadas com os principais desafios do setor. Serão também divulgadas as primeiras previsões de colheita para 2024 dos principais países produtores europeus.

Mais informação →

Os participantes aprenderão sobre o cultivo, conservação e produção da pera em Portugal. O programa será uma mistura de troca de conhecimento, visitas a empresas, pomares e centros de investigação.

Os participantes do Interpera 2024 serão levados ao coração da região da pera Rocha, na zona conhecida como Oeste, onde se concentra 90% da produção de pera Rocha. A proximidade da região com o mar, os elevados teores de enxofre no solo, as elevadas variações de temperatura, com dias quentes e ensolarados e noites frescas, conferem à pera Rocha uma cor intensa e um bom equilíbrio entre teor de açúcar e acidez.

As visitas técnicas (26 de junho) começarão com uma primeira Central Fruteira, uma organização produtora de várias frutas, em pleno processo que mostrará seus equipamentos com as mais modernas linhas de conservação, calibragem e embalagem. Os visitantes poderão conversar com os técnicos envolvidos nas operações.

O dia incluirá também a visita a uma segunda Central Fruteira, dedicada a peras e maçãs, um conceito habitual na região Oeste. Os participantes poderão conhecer os processos do setor, com destaque para os equipamentos inovadores de conservação, que constituem uma das mais-valias da pera Rocha.

Além dos pomares envolventes que serão avistados ao longo do percurso durante todo o dia, antes do almoço os participantes percorrerão um pomar de pera Rocha, onde terão contacto próximo com o sistema de produção e as melhores práticas culturais.

As visitas da tarde terão como foco a inovação com a visita ao INIAV, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. É o laboratório estatal de agricultura, silvicultura e desenvolvimento rural. O INIAV está dividido em 11 pólos de inovação em Portugal, sendo que o visitado, em Alcobaça, é dedicado à Investigação em Fruticultura. No que diz respeito à pera, o instituto desenvolve atividades de investigação, entre outras, sobre a produção e qualidade ótimas do fruto num ambiente em mudança, ou sobre a sua capacidade antioxidante.

Nas mesmas instalações, o COTHN, (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional), apresentará projetos de investigação relacionados com a pera em Portugal. O COTHN é uma organização que tem como missão promover o desenvolvimento do setor hortofrutícola, através do desenvolvimento de investigação aplicada, da melhoria do nível de conhecimento e do aprofundamento de parcerias. A COTHN também está envolvida em sistemas de irrigação e controle de qualidade.

Durante a tarde, haverá também uma visita ao mosteiro de Alcobaça, porque o Interpera não se trata apenas de partilhar conhecimentos sobre o cultivo da pera, mas também de oferecer um testemunho do património cultural do país anfitrião. Com efeito, a herança dos monges de Alcobaça vai muito além do magnífico monumento património da UNESCO: desempenharam um papel decisivo na agricultura e nas instalações hídricas da Região Oeste.

O segundo dia da Interpera (27 de junho) será a conferência propriamente dita com mesas redondas sobre o balanço das campanhas anteriores, sobre as previsões e a evolução do mercado. Será dado foco aos desafios atuais da produção. Por último, a conferência terminará com duas sessões orientadas para o futuro, com uma apresentação sobre o clima e outra sobre a perspetiva das novas tecnologias.

A plataforma de bilhetes para Interpera 2024 está aberta em www.interpera.org

→ Inscrições aqui → Ver programa

Os coorganizadores da edição de 2024:

ANP é a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha. Foi criada em 1993 e representa cerca de 86% da produção da Pera Rocha em Portugal. Reúne as principais entidades envolvidas no setor: fruticultores, associações de fruticultores, grossistas de fruta, exportadores e outros interessados ​​no desenvolvimento da Pera Rocha, como governos locais e instituições de crédito.
www.perarocha.pt/anp

AREFLH é a Assembleia das Regiões Hortícolas Europeias. Desde 2008, o congresso Interpera é sempre organizado pela AREFLH e por um parceiro local de um país produtor de pera. A missão da AREFLH é representar e defender os interesses dos seus membros (Regiões e Associações de Organizações de Produtores de Frutas e Produtos Hortícolas) junto das instituições europeias. Está presente em 11 países da Europa.
www.areflh.org