A Xisto Azul é uma empresa consolidada com 38 colaboradores, que tem vindo a destacar-se ao longo dos últimos 25 anos no setor agrícola, com um contínuo crescimento na inovação e compromisso com a qualidade na comercialização de produtos agrícolas e enológicos, e ainda na produção/transformação de inox.

Como surgiu a Xisto Azul? E qual o seu crescimento ao longo destes 25 anos?

A Xisto Azul nasceu da vontade empreendedora dos seus sócios, Carlos Correia e Filipe Correia, que em 08 de dezembro de 1998, criaram a Xisto Azul.

Ao longo dos últimos 25 anos o crescimento foi notável, inauguramos com a nossa primeira loja de produtos para a agricultura na Vila do Pinhão. Em 2003, e porque achámos que era uma valência para a região, decidimos avançar para a criação de um laboratório de análises vínicas e a abertura de uma loja de produtos enológicos, também na Vila do Pinhão.

Em 2006 foi criada uma estrutura em Alijó com armazém, loja e uma oficina para assistência e manutenção às adegas.

O ano de 2016 foi um ano de nos lançarmos num novo setor, a área da metalomecânica. Com toda a nossa determinação e capacidade empreendedora adquirimos uma fábrica de produção de equipamentos e reservatórios em Vale de Cambra.

Em 2017 abrimos a nossa loja em S. Martinho de Anta, direcionada também ao setor agrícola e enológico.

Neste ano de 2023 festejamos os 25 anos de existência, de facto um marco importante para este projeto, abrimos a quarta loja no Peso da Régua, com a oferta de serviços de agricultura, enologia e assistência técnica, e criamos ainda uma loja online.

A Xisto Azul, que começou com 2 pessoas, conta agora com 38 colaboradores.

Ao longo destes 25 anos conseguimos satisfazer as necessidades do setor da agricultura, enologia e metalomecânica, desde o pequeno e médio agricultor às grandes empresas.

“Investimos continuamente na formação, desenvolvimento de novos equipamentos e em produtos de referência e de qualidade”.

Temos conseguido atingir uma quota de mercado significativa na região do Douro e é com muito orgulho que somos uma empresa de referência no nosso setor!

Ao ter presença em diferentes distritos, como a Xisto Azul adapta os seus produtos e serviços para atender às necessidades específicas de agricultores e enólogos?

Estamos presentes com as nossas lojas no Douro mas temos Clientes em todas as regiões vitivinícolas de Portugal. E com a abertura da nossa loja online abrangemos cada vez mais uma maior área.

“A adaptação dos nossos produtos e serviços envolve uma compreensão aprofundada das caraterísticas únicas de cada região”.

Para conseguirmos atender às necessidades de diferentes culturas e práticas culturais oferecemos uma variedade de produtos e serviços ajustados a cada região. Consideramos também importante apoiar práticas agrícolas sustentáveis locais e incorporar soluções que respeitem a biodiversidade e as boas práticas agrícolas. Oferecemos ainda suporte técnico contínuo que nos permite perceber as necessidades ao longo das diversas fases das culturas e garantir a rentabilidade máxima das mesmas. É nossa preocupação a constante formação e atualização dos nossos técnicos. As nossas parcerias logísticas e de distribuição permitem-nos também garantir que os produtos cheguem de forma eficiente a cada Cliente.

Podem destacar as vantagens da loja online e qual tem sido o feedback dos clientes a essa plataforma?

A inauguração da nossa loja online foi o passo em direção ao futuro que precisávamos de dar para acompanhar a era digital em que nos encontramos. Foi um passo difícil e muito trabalhoso, mas que já começa a dar frutos.

A loja online permite-nos ter um alcance de mercado ao nível nacional e até mesmo internacional, que antes era impensável.

Conseguimos também personalizar a experiência do cliente e oferecer recomendações personalizadas e promoções direcionadas. Conseguimos também promover a integração da loja online com as nossas redes sociais, permitindo uma abordagem de marketing mais abrangente e interativa. Para muitos clientes é uma forma muito cómoda de fazer compras a qualquer hora, o que se traduz em conveniência e flexibilidade. Permite também mais facilmente comparar produtos, preços e avaliações, o que ajuda na tomada de decisão (…).

→ Leia a entrevista completa na Revista Voz do Campo: edição de dezembro 2023