A Cotesi S.A. dedica-se há cinquenta anos a produzir e a comercializar produtos para a agricultura, pescas e indústria. E investe grande parte dos seus recursos na inovação em produtos para esses setores da Economia. Dentro da agricultura vegetal, atuamos nas mais variadas culturas ou áreas, sendo uma das mais exigentes o que podemos chamar o grupo dos pequenos frutos.

Um sistema de produção e proteção de pequenos frutos, bem como muitos outros sistemas, deve ser pensado para permitir que as plantas cresçam dentro do melhor espaço possível, adaptado e pensado para cada cultura ou mesmo para cada variedade.

Muito importante referir que no sul da Europa e em grande parte de Portugal, o ano apresenta diferenças climatéricas significativas e uma proteção de campo tem de ser pensada e enquadrada nas ameaças, tanto de uma estação como de outra. Mas na proteção de uma cultura não existe um único método de contra ameaças, existe sim a prática de uma agricultura bem pensada, otimizada e integrada.

Cada vez mais está presente a ameaça das pragas, do calor, do vento e dos insetos. A insuficiência das formas de combate eficiente que existem e a crescente preocupação com o mundo natural, leva-nos a repensar os sistemas de forma a conseguir-se alcançar todos estes objetivos.

Uma exploração deve procurar estar enquadrada num novo modelo económico onde se introduzem novos parâmetros, como a sustentabilidade, para além dos já conhecidos como o retorno económico

Um campo bem pensado, seja um pomar protegido, túneis ou outros sistemas, pode melhorar todo o processo de produção se for concebido dentro da linha de pensamento e trabalho que pretendemos descrever. A produção, colheita e venda sem criar efeitos secundários na Natureza que não são desejáveis, também será mais facilmente alcançável. Esses efeitos secundários são a resistência dos inimigos das culturas, os danos causados na fauna útil (auxiliares e polinizadores), os danos causados na fauna e flora não visados pelos tratamentos, os efeitos não desejados nas plantas, e os resíduos no solo e na água (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de dezembro 2023