Resumo:

A integração crescente de tecnologias digitais na agricultura visa otimizar a gestão dos recursos de produção. O SOFIS (Smart Orchard Ferti-irrigation System) é um sistema acessível e personalizável que utiliza sensores de baixo custo para aquisição dados, comunicação remota dependente das necessidades do cliente (rede móvel – GSM, WiFi ou LoRa), processamento em tempo real e geração de informações úteis para a gestão agrícola.

Após o primeiro demonstrador SOFIS no Centro Agrotech do Fundão, foram instalados quatro SOFIS na Ilha Terceira – Açores, focando na prevenção de doenças na vinha. Estes sistemas, estabeleceram então as bases para o projeto DigiFarm2all. Com 17 SOFIS instalados de norte a sul de Portugal, o projeto DigiFarm2all visa democratizar a digitalização agrícola, transmitindo dados em tempo real via GSM para uma plataforma online. A iniciativa concentra-se na gestão eficiente de fatores de produção e na capacitação de técnicos e produtores no âmbito da agricultura 4.0.

Introdução:

Nos dias de hoje, são cada vez mais as explorações agrícolas que incorporam tecnologias digitais no seu quotidiano. Estas tecnologias variam desde sistemas de monitorização baseados em sensores proximais, análise de imagem capturadas por drones e satélites até plataformas de análises de dados. As tecnologias digitais oferecem soluções inteligentes para enfrentar os desafios do dia-a-dia no setor agrícola, tendo como objetivo a utilização inteligente e precisa dos fatores de produção, como o solo, a água, nutrientes e fitofármacos, contribuindo para um aumento sustentável da produtividade e para a redução dos custos de produção.

As tecnologias de baixo custo são um dos pilares para a democratização da agricultura 4.0, uma vez que estão disponíveis para os agricultores, independentemente da dimensão dos mesmos. No entanto, é também crucial promover a literacia digital a todos os envolvidos no setor agrícola, oferecendo formação para desenvolver as competências necessárias.

SOFIS:

O SOFIS (Smart Orchard Ferti-irrigation System), é um sistema de sensores personalizável de custo acessível desenvolvido pelo SFCOLAB e dimensionado de acordo com as necessidades específicas de cada exploração agrícola (Siqueira et al. 2022). Esta solução nasceu do objetivo de democratizar a agricultura 4.0, caracterizando-se por um sistema de aquisição de dados (sensores proximais de baixo custo), um sistema de comunicação remota (adaptável a GSM, WiFi ou LoRa) com elevada frequência de transmissão de dados, processamento de dados e geração de informação útil em tempo real para a gestão dos recursos e fatores de produção.

Figura 1: SOFIS/ Piloto tecnológico DigiFarm2All instalado em olival tradicional

O primeiro SOFIS foi instalado no Município do Fundão, e como Cátia Pinto referiu na sua apresentação na Feira de Inovação Agrícola do Fundão “O primeiro é sempre o mais complicado e desafiante, pois é o “partir a pedra”, e o trabalho no sentido do futuro”. Este SOFIS (Figura 1) foi instalado no centro Agrotech, num pomar de Cereja, sendo constituído por um sensor de temperatura e humidade do ar, um sensor de radiação total e radiação fotossinteticamente ativa, um protótipo de sensor de fluxo de seiva e por dois sensores de temperatura, humidade e condutividade elétrica do solo, instalados a 20 e a 40 cm de profundidade. Além dos sensores, este sistema é ainda composto por um módulo de processamento e comunicação remota de dados e por um sistema autossuficiente de energia, composto por um painel solar e uma bateria (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de dezembro 2023

Autoria: Raúl Estevinha1, Livia Pian1, Jucilene Siqueira1, Costanza La Parola1, Elisa Tarantino1, André Duque1 ,  Cátia Pinto1

1Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura