Este sábado, dia 20 de janeiro, assinala-se o  Dia Mundial do Queijo e a Mercadona celebra esta data destacando os sabores da Serra da Estrela. A empresa, que vendeu 3.500 toneladas de queijos de origem portuguesa em 2023, trabalha em estreita relação com os seus fornecedores, como é o caso da Sabores do Dão, especialista em queijo de ovelha que produz para as 49 lojas da Mercadona em Portugal, cerca de 3 toneladas de Queijo Serrano Hacendado por semana.A queijaria Sabores do Dão, sedeada em Aguiar da Beira (Guarda), faz parte do leque de fornecedores nacionais da Mercadona e produz o Queijo Serrano de Ovelha da marca própria Hacendado.

“O Queijo Serrano encaixa-se perfeitamente nas características do queijo de ovelha amanteigado produzido na região. Estamos no sopé da Serra da Estrela e este queijo tem um sabor bastante equilibrado. É elaborado com matéria-prima nacional e produzido nestes campos, pelo que garantimos qualidade de produção”, refere o diretor comercial da Queijaria Sabores do Dão, Miguel Espírito Santo.

O leite de ovelha para a produção do queijo chega maioritariamente de produtores locais com os quais trabalham diariamente. Com uma capacidade de produção de 10.000 litros/dia, o processo de fabrico, embora mais mecanizado, ainda assenta em métodos artesanais, como a lavagem, embrulho e o virar do queijo.

Miguel Espírito Santo reforça que “a empresa não tem parado de investir, nomeadamente na melhoria dos seus processos, sejam eles na redução do esforço humano ou na aposta na sustentabilidade. Neste sentido, trabalhar com a Mercadona, que procura qualidade e valoriza os produtos nacionais, faz-nos crescer, gerar emprego e seguir com um alto nível de exigência e compromisso.”

Tito Cunha, diretor de compras de queijos da Mercadona, sublinha que “é muito importante trabalhar com fornecedores especialistas na produção de queijos regionais. É, além disso, fundamental estarmos alinhados nos modelos de produção, na garantia de qualidade e, sobretudo, em construir relações de confiança, estáveis e a longo prazo. Contamos já com mais de 20 fornecedores de queijos nacionais e, da mesma forma que vamos aumentando o nosso número de lojas em Portugal, vamos continuar também a apostar no setor queijeiro nacional e a fazer chegar aos nossos supermercados o que de melhor se produz no nosso país”.Na Mercadona, de Norte a Sul de Portugal, do continente às ilhas, podemos encontrar várias maravilhas gastronómicas do setor queijeiro, repletas de história e tradição. Disponíveis em todas as formas e feitios, mais ou menos amanteigados, intensos ou amarelados, é certo que alguma das variações deste famoso lácteo estará presente em sua casa.

Queijo Flamengo Suave em fatias: um clássico indispensável na casa dos portugueses. O seu sabor suave e o formato em fatias fazem com que este produto seja o mais versátil da lista: pode ser o recheio das mais simples sandes de queijo ou a cobertura da inovadora Roscazinha.

Queijo de Ovelha Serrano: Com um sabor que não vai deixar ninguém indiferente, este queijo ligeiramente intenso é produzido na Queijaria Sabores do Dão, no distrito da Guarda. Com uma textura cremosa e amanteigada e uma cor branco-pérola, deve ser colocado à temperatura ambiente durante 2h para tornar a textura mais cremosa e fácil de barrar no seu pão favorito ou, ainda, Pão de Ló.