“Queremos sensibilizar cada vez mais os nossos agricultores para a necessidade de começar a implementar outras vertentes das várias técnicas de agricultura de precisão nas suas explorações”

A Associação de Produtores Agrícolas de Precisão – APAP -, é uma estrutura associativa que nasceu da vontade de um conjunto de empresários agrícolas, no seio do agrupamento de produtores de cereais e oleaginosas – CERSUL SA – de criar serviços técnicos de consultoria e apoio técnico em agricultura de precisão.  

Conheça melhor nesta entrevista a atividade da APAP, sediada no Alto Alentejo (Santa Eulália), no distrito de Portalegre, presidida por José Maria Falcão.

O que é a Associação de Produtores Agrícolas de Precisão (APAP)?

A APAP é uma associação técnica com valências no setor da agricultura, hidráulica e Sistemas de Informação Geográfica. Iniciámos os nossos serviços em 2015, no âmbito da medida 7.5 – Uso Eficiente da Água, avaliando e certificando sistemas de rega e bombeio aos agricultores que nos escolheram como Entidade Reconhecedora de Regante (ERR). Abrangemos, 120 agricultores em mais de 10.000 hectares e perto de 500 sistemas de rega. Ao longo destes anos, inventariámos inúmeras soluções e oportunidades de melhoria dos sistemas de rega aos nossos agricultores. Temos perfeita consciência que hoje os agricultores regam melhor, de forma mais eficiente e sustentável, tanto ao nível de consumo de água como de gastos energéticos.

Em 2016 abrimos o nosso CIPP – Centro de Inspeções Periódicas de Pulverizadores. Este CIPP é móvel e presta serviços nas explorações dos agricultores. Temos perto de 2000 máquinas inspecionadas. Desde 2020 que também inspecionamos as máquinas de todas as ilhas do arquipélago dos Açores. Igualmente podemos garantir que hoje os agricultores tratam melhor, com pressões mais adequadas, com menor perdas e aplicações mais eficientes.

Tanto nas inspeções da medida 7.5 – Uso Eficiente da Água, como no nosso CIPP, mantemos uma filosofia de trabalho que vai para além de ações corretivas, mas de uma visão mais preventiva que engloba o aconselhamento técnico e a sugestão de técnicas mais sustentáveis e eficientes. Ao longo destes anos, temos estabelecido várias parcerias com empresas de referência, as quais laboram no âmbito da agricultura de precisão.

Atualmente, prestamos serviços de:

  • Inspeção de sistemas de rega e bombeio.
  • Reconhecimento de regantes.
  • Inspeção de máquinas de aplicação de produtos fitofármacos.
  • Levantamentos de condutividade elétrica do solo.
  • Instalação e monitorização de sondas e dados de humidade de solo.
  • Monitorização de dados meteorológicos.
  • Análise e interpretação de Imagens NDVI e imagens de alta resolução, por Satélite e DRONE.
  • Análises de solo georreferenciadas por zonas homogéneas.
  • Licenciamento de captações, charcas, furos, pequenas e médias barragens.

Temos sido representantes da sociedade civil na região, no âmbito da obra da Barragem do Pisão. Neste projeto iniciamos por ser um dos principais impulsionadores para que o projeto voltasse à agenda política e hoje lutamos pela alteração do projeto hidroagrícola apresentado que veio defraudar expetativas do mundo rural da nossa região.

Temos feito várias apresentações, no seio da esfera política, onde apresentamos sólidas críticas e sugestões de melhoria, com vista a uma reanálise de um projeto que se quer mais equilibrado e ambicioso. Recentemente estivemos numa audição na Assembleia da Républica, defendendo as alterações a este projeto. Queremos acreditar que vamos conseguir que este projeto seja revisto (…) assim exista vontade política de todas as bancadas parlamentares e um maior interesse por parte das forças vivas da região. Recordamos que este projeto chegou a ser anunciado para irrigar cerca de 12000ha e hoje apenas está previsto para vir a gerar cerca de 2600ha de área de novos regadios, com uma reserva útil de água de cerca de 114 hm3 e um investimento total da obra de cerca de 171 milhões de euros.

Qual a necessidade da constituição da Associação?

A APAP, nasceu da vontade de um conjunto de empresários agrícolas, no seio do agrupamento de produtores de cereais e oleaginosas – CERSUL SA – de criar serviços técnicos de consultoria e apoio técnico em agricultura de precisão. O nosso corpo técnico, é composto por três técnicos com formação específica nestas áreas (…).

→ Leia a entrevista completa na Revista Voz do Campo: edição de Janeiro 2024