ENOTÉCNICA volta para impulsionar a indústria da viticultura e da enologia com destaque para a sustentabilidade.

O maior evento profissional de produtos e equipamentos para a Viticultura e Enologia está de volta à Exponor após vários anos de interregno. Com foco inovador, a Feira Enotécnica tem como objetivo primordial fortalecer o tecido empresarial e impulsionar o setor vitivinícola, trazendo consigo uma série de novidades que prometem revolucioná-lo. O evento de apresentação oficial da feira decorreu no passado dia 17 de outubro, no icónico WOW – World of Wine. Durante a apresentação, destacou-se o impacto que a feira oferece a todo o cluster, com foco nos temas chave que o dominam.

Nos próximos dias 7 e 8 de fevereiro de 2024, a Enotécnica ressurge, desde a sua última edição em 2008, para reforçar a competitividade das empresas, promover o reconhecimento da excelência dos fabricantes e marcas que trabalham no segmento B2B, antecipar tendências e fomentar a realização de negócios que impulsionem a indústria.

“Nos últimos anos a Exponor tem-se destacado nas feiras de maquinaria e, estrategicamente, relançámos esta feira com o objetivo de expor toda a cadeia de valor que está a montante dos vinhos. O regresso adivinha-se como um novo capítulo emocionante e estamos comprometidos em construir um ambiente onde o futuro da indústria florescerá. Esperamos a presença de todos os profissionais para se juntarem a nós nesta jornada de inovação e descoberta, trazendo, para além de negócio, conhecimento através de iniciativas complementares – desde palestras a workshops. Pretendemos criar uma abordagem transversal, de modo a perceber como é que o setor está a viver tantas mudanças, sendo a sustentabilidade o foco principal e o motor que o poderá potenciar para outra dimensão”, explicou Amélia Estevão, diretora de marketing da Exponor.

Para esclarecer os desafios do setor no que toca à sustentabilidade destacam-se como parceiros oficiais a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FC.UP), que têm desempenhado um papel crucial na promoção de práticas amigas do ambiente por parte desta indústria. A FC.UP e a UTAD são dois importantes parceiros a representar a vertente de conhecimento e ensino. Destaca-se o último, que criou de raiz o projeto VINE&WINE, promovido pelo Gran Cruz Porto e pretende impulsionar o crescimento sustentável das empresas do setor. Este projeto estará também representado na Enotécnica através da participação de algumas entidades do consórcio, tais como expositores.

Com várias empresas inscritas à data de hoje, a feira promete oferecer uma gama diversificada de setores em exposição, abrangendo todos os aspetos da Viticultura e Enologia. Para promover as novas tendências do setor, vão ser apresentadas novidades técnicas e tecnológicas, novas soluções, produtos e equipamentos, resultado do esforço e trabalho desenvolvido por entidades, associações, universidades e empresas. Os visitantes vão ter a oportunidade de explorar uma ampla variedade de produtos e serviços, entre Viticultura, Embalamento, Vinificação/Enologia e Serviços, Consultoria e Design.

Programa e mais informação em: https://enotecnica.exponor.pt/a-feira/programa