A redução do uso das substâncias ativas prevista no âmbito da estratégia biodiversidade da EU – Farm to Fork associado ao aumento da população mundial – A FAO estima que a população mundial deve atingir as nove mil milhões de pessoas em 2050 – leva a que haja uma necessidade urgente na alteração do paradigma da fertilização e proteção das culturas, de forma a adotar boas práticas e encontrar soluções sustentáveis perante ameaças como as mudanças climáticas.

Algumas das soluções para esta problemática serão a utilização de novos métodos de proteção das culturas que representem uma alternativa aos produtos provenientes da síntese química – soluções de BIOCONTROL – soluções naturais compostas por Óleos Vegetais, Oligossacáridos ou Extratos Botânicos com ação comprovada contra insetos, fungos e sem resíduo.

Kiplant VS-04 é uma solução à base de Quitosano, de origem enzimática, com ação direta sobre doenças causadas por fungos e bactérias patogénicas, permitindo ao mesmo tempo a otimização da produtividade, com maior qualidade de colheita e sem resíduos.

Modo de ação:

· Reforça a capacidade de resposta inata da planta, permitindo que esta se defenda contra vários agentes patogénicos, tais como doenças causadas por bactérias ou fungos.

· Aumenta o crescimento e o desenvolvimento das plantas.

· Ação direta contra fungos, bactérias e nemátodos através da interação entre as membranas dos fungos e as moléculas do Quitosano, que resulta na destruição da membrana.

Avaliação da atividade elicitora de Kiplant VS-04

O objetivo do ensaio foi avaliar a atividade elicitora do produto Kiplant VS-04 em 3 concentrações distintas, utilizando um método quantitativo baseado no nível de expressão de dois genes de via de defesa do SA (Ácido Salicílico). As plântulas foram tratadas com diferentes concentrações e foi medido o nível de expressão dos dois genes através da análise PCR.

A expressão do gene PR1 aumenta com o aumento da concentração do produto. Kiplant VS-04 a 0.3% ativou até 70 vezes mais a expressão do gene PR1 em comparação com o tratamento da água e, para Kiplant VS-04 à concentração de 3%, houve uma ativação do gene PR1 530 vezes superior ao tratamento da água.

A expressão PR5 é ativada por todas as concentrações de produto com efeito de dose. De facto, os níveis de ativação da expressão PR5 aumentam com o aumento da concentração do produto.

Kiplant VS-04 a 3% ativou até 18 vezes mais a expressão do gene PR5 em comparação com o tratamento da água. E, a aplicação do produto Kiplant VS-04 à concentração de 0.3%, ativou praticamente o dobro da aplicação de SA (7,6).

Com este ensaio comprovou-se que Kiplant VS-04 tem a capacidade de induzir o sistema de defesa da planta contra ataques patogénicos, ativando, particularmente, a via do Ácido Salicílico, uma vez que ativa claramente a expressão dos genes PR1 e PR5 em qualquer que seja a dose utilizada.

Joana Lisboa – Marketing Manager
Asfertglobal

→ Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo: edição de Janeiro 2024