A empresa de biotecnologia vegetal ValGenetics realizou o sequenciamento completo do genoma da Silkroad, uma variedade de limão desenvolvida pela empresa CIQUA Levante S.L., autenticando-a em relação a outras variedades próximas.
O projeto foi realizado pela área de bioinformática e genética da ValGenetics e liderado por Miguel Morard. O sequenciamento do genoma completo de uma planta permite ver diferenças estruturais que vão desde pequenas mutações até grandes mudanças. Esta é uma comparação precisa com as sequências genéticas de outras variedades estreitamente relacionadas, garantindo uma diferenciação confiável e autenticidade da Silkroad. “Às vezes é difícil diferenciar variedades visualmente ou não é totalmente confiável”, explica o Dr. Morard, “saber como elas diferem no nível de seu genoma permite-nos desenvolver ferramentas para autenticar as variedades dos reprodutores”.
Para obter o genoma da Silkroad, foram sequenciadas diferentes variedades de limoeiros difíceis de diferenciar em determinadas épocas do ano. Foi obtida a sequência completa de cada uma dessas variedades e comparadas, procurando pequenas e grandes diferenças que posteriormente serão úteis para identificar material vegetal de origem duvidosa. Rubén García, diretor geralda CIQUA Levante S.L., explica a importância para eles de ter o sequenciamento completo do genoma, pois é uma ferramenta que os ajuda a “registar variedades no Registo e controlar a autenticidade varietal no processo de propagação dentro e fora delas.
As análises bioinformáticas de dados genómicos permitem a geração de marcadores moleculares específicos, como SNP, que são usados para identificar variedades de plantas como a Silkroad. Esta abordagem não só facilita o registo da variedade, mas também estabelece barreiras adicionais contra possíveis fraudes na indústria agrícola, protegendo os direitos do inventor e dos agricultores que utilizam legalmente esta variedade. Ter esses dados bioinformáticos pode ser de interesse em programas de melhoria. Morard afirma: “embora neste momento não existam evidências científicas suficientes para associar as mudanças no genoma às características da variedade, quanto mais variedades sequenciadas houver, mais fácil será fazer essa associação”. Desta forma, seria possível direcionar futuros programas de melhoramento que permitam a obtenção de novas variedades com características benéficas para o consumidor, o agricultor e o meio ambiente.
Como a variedade Silkroad foi desenvolvida?
A empresa CIQUA utilizou técnicas clássicas e modernas de biologia molecular para obter variabilidade genética antes da seleção de genótipos com interesse agronómico e comercial. A variedade Silkroad é selecionada dentro da área clássica de cultivo de limão como uma mutação espontânea de uma árvore Fino/Mesero. “Obtivemos assim uma variedade adaptada às condições agronómicas e edafoclimáticas da zona clássica de produção de limão” conclui Rubén García.
Obter uma nova variedade com características Silkroad que supere as melhores variedades atuais do mercado exige muito trabalho, longo período de tempo e verificação da estabilidade de suas características. Tudo isto foi possível graças ao facto de esta empresa de melhoramento ter um grande germoplasma de limoeiros e outras espécies.