A NATURALFA é reconhecida pela ZERYA desde 2021, ano em que a ZERYA® chegou a Portugal. Desde então, certifica produtos ao abrigo deste referencial, tendo observado um aumento contínuo no número de produtores certificados ao longo do tempo.

Atualmente, esta certificação é procurada por produtores membros do Clube de Produtores Continente, e a NATURALFA atribui anualmente esta certificação a 12 produtores, abrangendo 20 produtos (Abóbora, Batata-doce, Beringela, Cebolinho, Coentros, Diospiro, Framboesa, Manjericão, Melancia, Melão, Meloa, Menta, Mirtilos, Orégãos, Poejo, Romãs, Salsa, Tomilho e Uvas de mesa) e mais de 600 hectares.

Alguns dos produtores certificados: Aromáticas Vivas; Beirabaga; Frutalmente, Herdade da Comporta; Luís Sabbo; Planície Verde; entre outros.

Objetivos da Certificação ZERYA®:

A certificação ZERYA® permite aos operadores certificados demonstrar aos clientes que é possível colocar no mercado alimentos sem resíduos de pesticidas. Os principais objetivos desta certificação são:

→ Aumentar a confiança na origem dos produtos

→ Produzir alimentos seguros e de alta qualidade

→ Garantir a preservação do meio ambiente

→ Ser reconhecido pelos consumidores

→ Cuidar da saúde do consumidor e do trabalhador

Princípios da Certificação:

Os produtores que aderem a esta certificação têm um ano para se adaptarem às novas práticas de produção. A ZERYA® fornece informação técnica e realiza reuniões para manter um elevado nível de conhecimento sobre as melhores estratégias para a produção de alimentos sem resíduos.

A certificação destaca a implementação de práticas sustentáveis nas explorações agrícolas, reduzindo a necessidade de tratamentos fitossanitários. Recomendações incluem a preservação da fauna e flora, estudos detalhados de inimigos das culturas, a promoção de auxiliares essenciais para o equilíbrio do ecossistema e o incentivo ao uso de abrigos para pássaros, caixas para morcegos, espécies melíferas, etc.

Técnicos formados e reconhecidos pela ZERYA® acompanham as explorações, ajudando os produtores a definir as melhores estratégias de produção e a resolver problemas decorrentes de possíveis pragas e doenças. O uso de produtos fitofarmacêuticos é permitido, desde que autorizado pela ZERYA®, e a preferência é sempre dada a métodos de combate alternativos, como a luta biológica.

Todos os produtos certificados são analisados por laboratórios acreditados e reconhecidos pela ZERYA®, demonstrando que os níveis de resíduos estão abaixo do limite de quantificação (LQ < 0,01 mg/kg). Além disso, os produtores são sujeitos a duas auditorias anuais pela NATURALFA, uma delas sem aviso prévio, para garantir a credibilidade do sistema de certificação e a manutenção dos critérios de auditoria.

As organizações que manuseiam os produtos certificados também têm de aderir à certificação para garantir que as práticas de manuseamento pós-colheita e a rastreabilidade cumpram com os requisitos de certificação.

Autoria: Liliana Perestrelo – CEO da NATURALFA

→ Leia a reportagem completa sobre o Resíduo Zero na Revista Voz do Campo: edição de janeiro 2024