No passado dia 7 de fevereiro de 2024 foram revelados os vencedores da 12ª Edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA), numa Cerimónia que se realizou em Lisboa. A iniciativa distinguiu os casos de sucesso nacionais da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária e contou com a presença de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação, que encerrou o evento.

A iniciativa organizada em parceria pelo BPI, Correio da Manhã e Jornal de Negócios, com o patrocínio do Ministério da Agricultura e Alimentação e o apoio da PwC, recebeu 1.309 candidaturas.

A categoria especial “Personalidade” distinguiu Arlindo Marques da Cunha, ex-ministro da Agricultura (1990-94) e atual presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, pelo seu percurso e contributo para o setor. (https://www.premioagricultura.pt/attendants/arlindo-cunha).

O projeto BIPP Semear – Terra de Oportunidades foi o vencedor da categoria especial “Institucional”. Criada em 2005 por um grupo de pais de crianças com necessidades especiais, a associação BIPP desenvolveu o projeto SEMEAR – Terra de Oportunidades, um programa de formação certificada. Desenvolvido em parceria com o Instituto Superior de Agronomia, o BIPP Semear promove a empregabilidade e a integração socioprofissional no setor agroalimentar de jovens e adultos com dificuldade intelectual e do desenvolvimento.

No evento foram ainda divulgados os vencedores das quatro categorias a concurso – Sustentabilidade, Inovação de Processo, Inovação de Produto e Inovação de Novos Projetos tendo sido reconhecidos pelo júri as seguintes empresas:

Categoria Sustentabilidade
Vencedor: Casa Relvas, Lda
Menção honrosa: Sociedade Agrícola Herdade dos Lagos, Lda

Categoria Inovação de Processo
Vencedor: Quinta do Crasto, SA
Menção honrosa: Frutas Classe, Comércio de Frutas, SA

Categoria Inovação de Produto
Vencedor: Asferglobal, Lda
Menção honrosa: Apeco – Agropecuária Coelheirinhas, Lda

Categoria Inovação de Novos Projetos
Vencedor: Duck River Agriculture, Lda
Menção honrosa: WiseShape, Lda

Pedro Barreto, Administrador do BPI e Ana Dias, Administradora da Medialivre, abriram a cerimónia destacando o papel do PNA na promoção, divulgação e reconhecimento do que de melhor é feito na Agricultura em Portugal, em termos de sustentabilidade e inovação.

BPI apoia empresas do setor da Agricultura

A Agricultura é um setor prioritário para o BPI. O dinamismo e a resiliência do agronegócio nacional refletem a aposta na inovação e competitividade, que permitem que o setor se afirme com uma presença forte e crescente em Portugal e no estrangeiro.

O BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor da agricultura. É banco oficial da Ovibeja (desde 2012), da Feira Nacional de Agricultura (desde 2014) e patrocinador da AgroGlobal e do Colóquio do Milho, reforçando, assim, a proximidade com o setor.

O BPI lidera a colocação das principais linhas de apoio à tesouraria específicas do setor agrícola: Linha IFAP Curto Prazo com uma quota de 72% (1 de janeiro e 30 de setembro de 2023) e adiantamentos de subsídios à exploração IFAP/CAP, com uma quota de 63%. Nos últimos 10 anos, o BPI financiou mais de 500 milhões de euros no total de cerca de 10.500 financiamentos, que beneficiaram perto de 2.000 Clientes.

Para além de um vasto conjunto de instrumentos financeiros, as empresas encontram no BPI equipas especializadas dedicadas ao setor, disponíveis para apresentar soluções de financiamento ao investimento, gestão de tesouraria, gestão do negócio internacional e cobertura de risco que melhor se adequam ao seu negócio, promovendo a inovação e o apoio na transição sustentável.

Reveja aqui a cerimónia de encerramento da 12ª Edição do Prémio Nacional de Agricultura: