O sistema de rega DeepDrop® provou ser uma ferramenta para poupar grandes quantidades de água, bem como para reduzir drasticamente o stress hídrico das árvores e plantas.

Os responsáveis pelas explorações olivícolas puderam constatar este facto ao fim de poucos meses da sua implementação. Além disso, é o único sistema de rega subterrânea que permite verificar à superfície e a olho nu se a água está ou não a chegar ao sistema radicular.

Este ano assistimos a uma subida dos preços do azeite como há muito não se via. A explicação é multifatorial, mas é evidente que a seca e as altas temperaturas resultantes das alterações climáticas tiveram muito a ver com isso. Tanto para o olival como para outras culturas.

Neste contexto, o sistema de irrigação DeepDrop® permite aos produtores utilizar muito menos água e, por conseguinte, racionalizar a água disponível. Além do mais, a possibilidade deste sistema fornecer água ao sistema radicular das árvores permite reduzir drasticamente o stress hídrico e evitar que os frutos sofram os efeitos da seca.

Neste artigo vamos apresentar as práticas de quatro explorações olivícolas para ilustrar o sucesso da implementação da DeepDrop® nos seus olivais:

Quinta biológica em Sevilha

Andrés tem quatro hectares de azeitonas de mesa da variedade Maçanilha.

Tem 1000 oliveiras e no ano passado introduziu o DeepDrop® numa das suas parcelas com 333 oliveiras. O tipo de solo é arenoso.

Antes de instalar os gotejadores DeepDrop®, tinha instalado gotejadores em linha de 2l/h por metro, que utilizava para regar durante 5 horas por dia. Com a nova instalação de rega subterrânea e localizada, instalou apenas um DeepDrop® por árvore, regando apenas uma hora por dia. Com esta mudança, Andrés deixou de regar estas 333 oliveiras com 3.000 litros por dia para 1.300 litros por dia, o que significou uma economia de 56,7% de água.

Os clientes do DeepDrop® são frequentemente recomendados a testar o sistema numa pequena parcela. Compreendemos que, tratando-se de uma inovação tecnológica tão simples, é por vezes difícil de acreditar nos resultados. Foi o que Andrés fez e com esta poupança de água e observando a vitalidade das suas árvores, pretende alargar a utilização do DeepDrop® ao resto das suas oliveiras.

Quinta Martilla em Granada

Pepe gere uma quinta de 250 oliveiras da variedade Hojiblanca, com 15 anos de idade.

O solo desta quinta é argiloso.

Pepe faz parte da Cooperativa San Lorenzo de Zagra, que produz o azeite virgem extra Castillo de Zahara.

Quando instalou o DeepDrop® na sua exploração, colocou 3 gotejadores por oliveira, seguindo o aconselhamento técnico da DeepDrop®, ou seja, respeitando os mesmos pontos que tinha utilizado anteriormente com a rega de superfície. A diferença é que ele passou de regar todos os dias durante 2h30 com gotejadores de 8 litros/hora para regar com gotejadores de 4 litros/hora. Isso significa que reduziu para metade o seu consumo de água e que agora rega com menos 50% de água do que antes. Os resultados foram visíveis em menos de 3 meses.

Quinta de agricultura regenerativa na Catalunha

A quinta explora um projeto agrícola de 500 oliveiras da variedade Arbequina. O solo onde se cultiva é argiloso.

A empresa optou pelo DeepDrop® na procura de uma solução mais eficaz e eficiente, pois anteriormente regava com tanques de 10.000 litros, o que equivalia a 25 l/m2. Desde a introdução deste sistema de rega localizada e subterrânea, passaram a regar durante 1 hora com um gotejador de 4l/h com gotejadores DeepDrop®. Embora as medidas não sejam equivalentes em si mesmas, a poupança aproximada de água foi de 84% (tendo em conta que os dispositivos DeepDrop® podem cobrir uma área equivalente a 1 m2).

A empresa está muito satisfeita com a grande quantidade de água poupada e o sistema também lhes permite produzir de acordo com o seu modo de produção, uma vez que não utilizam o arado, pois praticam uma agricultura regenerativa.

Além disso, colocam à volta das árvores uma camada de casca de pinheiro para salvaguardar a humidade e o sistema DeepDrop® é totalmente compatível com este tipo de agricultura, como forma não só de produzir mas também de cuidar da terra.

Quinta particular em Granada

Juan Cañadas é um professor de ciências naturais reformado que agora se dedica a fazer da sua pequena quinta um lugar de autossuficiência e também um lugar de lazer.

Como bom biólogo, preocupa-se com a situação de escassez de água e acredita que os equipamentos DeepDrop® devem ser de interesse social, dado o flagelo causado pela persistente falta de chuva.

Juan tem um pequeno terreno com 12 oliveiras com cerca de 50 anos da variedade Hojiblanca que lhe permite produzir o seu próprio azeite. Além disso, plantou recentemente 10 novas oliveiras.

Possui também árvores de diferentes variedades como dióspiros, marmelos, limoeiros, ameixeiras e nogueiras. Introduziu também plantas de floração e arbustos, sempre de variedades autóctones, nas quais também foram incorporados gotejadores DeepDrop®.

O solo é argiloso de gesso, o que dificulta o trabalho. O gesso é traiçoeiro, pois tanto pode secar o solo como criar canais de água. É por isso que o DeepDrop® foi um alívio para Juan, pois com estes equipamentos ele garante que a água chega realmente às raízes das suas árvores e evita as dificuldades que este tipo de solo apresenta.

Dados sobre o crescimento do DeepDrop®System

  • O DeepDrop®System iniciou o desenvolvimento do produto em 2015 como um sistema de rega eficiente e uma solução de eficiência hídrica para a agricultura e jardins num contexto de seca e avanço da desertificação em Espanha e em muitas outras partes do mundo.
  • Em 2022, o sistema DeepDrop® aumentou a sua base de clientes em 400%, depois de ter sido destacado na imprensa graças a uma notícia sobre a sua capacidade de poupança de água.
  • Em 2023, os equipamentos DeepDrop® foram vendidos além de Espanha nos seguintes países europeus: França, Alemanha, Holanda, Portugal. Nos Estados Unidos, os equipamentos DeepDrop® foram distribuídos em Los Angeles e San Martin (Califórnia) e Miami (Flórida). Na América Latina, os equipamentos DeepDrop® já foram instalados no México, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia e Aruba. E, finalmente, no Médio Oriente, os equipamentos DeepDrop® foram adquiridos no Qatar, nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita.
  • Os resultados do sistema DeepDrop® são visíveis num curto espaço de tempo. Entre 1 e 6 meses é tempo suficiente para notar a diferença na vitalidade da árvore, bem como na economia de água.

Para mais informações, contacte: www.deepdrop.es | E-mail: info@deepdrop.es

Contacto: (+34) 672 329 393