As exportações portuguesas de frutas, legumes, flores e plantas ornamentais atingiram em 2023 um novo recorde de 2300 milhões de euros, um aumento de 11,4% face a 2022, anunciou recentemente a associação Portugal Fresh.

A Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal refere que os dados divulgados no passado dia 9 de fevereiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) – segundo os quais Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido continuam a ser os principais mercados do setor, absorvendo a União Europeia 80% do valor exportado – “estão em linha com o esperado pelo setor que, na última década, tem crescido consecutivamente nas exportações”. Apesar da valorização nos mercados internacionais, a Portugal Fresh afirma que o ano de 2023 “foi exigente para a produção nacional e os dados do comércio internacional refletem este contexto”: em volume, as exportações setoriais diminuíram 4,9%, “fruto da quebra de produção em algumas culturas chave, provocada pela seca”, nota.

A Portugal FRESH , Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, esteve na semana passada em Berlim com 25 empresas e organizações numa ação de promoção na FRUIT LOGISTICA.

“Portugal tem uma localização privilegiada, com um clima que nos permite produzir cada vez mais ao longo de todo o ano. É pela qualidade, sabor e frescura que queremos competir”, diz Gonçalo Santos Andrade.