O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia está a promover um concurso nacional sobre Novas Técnicas Genómicas (NTG) para alunos de licenciatura do Ensino Superior com formação na área da Biologia, Bioquímica ou afins. Esta iniciativa pretende estimular a divulgação rigorosa das vantagens do uso destas tecnologias, em particular no que respeita a mutagénese dirigida e a cisgénese. Os trabalhos podem ser submetidos até 7 de junho de 2024. Conheça o regulamento.

Em abril de 2021, a Comissão Europeia publicou um estudo sobre NTG, com o objetivo de esclarecer a posição da UE sobre a tecnologia e reconheceu que o enquadramento jurídico atual que rege as NTG é insuficiente para se poder usufruir dos benefícios dessa tecnologia. Por outro lado, salientou que os produtos NTG têm o potencial de contribuir para sistemas agroalimentares sustentáveis, de acordo com os objetivos do Acordo Verde Europeu e da Estratégia Farm to Fork.  A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) também apontou que as variedades obtidas por meio de NTG têm essencialmente o mesmo perfil de risco que as variedades de plantas produzidas por melhoramento convencional.

Face a esta conjetura, o CiB lança um concurso nacional com base no desenvolvimento de um trabalhocom o objectivo de estimular a divulgação rigorosa das vantagens do uso destas tecnologias, em particular no que concerne a mutagénese dirigida e a cisgénese. Os trabalhos devem ser submetidos até 7 de junho de 2024 (mais detalhes no regulamento).

Podem concorrer alunos de licenciatura do Ensino Superior com formação na área da Biologia, Bioquímica ou afins, em grupos de três alunos. Os trabalhos devem descrever sucintamente a base tecnológica da mutagénese dirigida e cisgénese, bem como potenciais vantagens, riscos eventuais e diferenças face a outros OGM.

Os cinco primeiros classificados serão premiados com menções honrosas. O grupo classificado em primeiro lugar terá a oportunidade de conhecer o centro de inovação em sementes hortícolas da Syngenta, em Almería, Espanha. Os primeiros, segundos e terceiros classificados terão oportunidade de fazer uma apresentação oral sobre o trabalho na Academia de Ciências de Lisboa, em Julho de 2024, no âmbito de uma sessão de divulgação de NTG.

→ Conheça o regulamento do concurso aqui.