A campanha europeia “Amêndoa Sustentável da UE”, centrada na sustentabilidade da amêndoa ibérica, tem por trás a organização portuguesa CNCFS (Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos) e a espanhola SAB-Almendrave.

A amêndoa:

A semente da Prunus Amygdalus, uma árvore da família das Rosáceas, é a noz mais consumida no mundo.

• Floração: entre janeiro e fevereiro.

• Colheita: de agosto a setembro.

A parte exterior é a CASCA: porosa e quebradiça, de cor bege.

No interior, encontramos a amêndoa propriamente dita: uma semente em forma de lágrima de 1-2 cm.

História:

Originária do Crescente Fértil do Médio Oriente, a cultura da amêndoa é quase tão antiga como a própria agricultura. Estudos arqueo-botânicos e genéticos recentes demonstraram que o homem já tinha domesticado esta espécie há 11 000 anos.

Embora as primeiras amendoeiras tenham chegado à Península Ibérica provavelmente com os fenícios, foram os romanos que popularizaram esta cultura. Mais tarde, os árabes do al-Andalus deram-lhe um novo impulso, criando numerosos doces à base desta noz, precursores do maçapão e do nougat. Em 1726, o Dicionário de Autoridades de la Real Academia Española de la Lengua afirmava que as amêndoas “são consumidas de diversas formas, em calda, cristalizadas ou torradas”

As amêndoas estão na moda. O seu cultivo registou um enorme crescimento na última década em todo o mundo. De facto, é atualmente a árvore de fruto com a maior área plantada na UE, com 881.000 hectares contabilizados em 2021 (Eurostat).

A nível mundial, a Espanha é o segundo maior exportador (9% do total), a seguir aos Estados Unidos, e quase todas as suas exportações (90%) destinam-se a outros países europeus, sendo a Alemanha, a Itália e a França os seus mercados mais importantes.

Entre outros aspetos, o dossiê apresenta:
  • os motivos que levaram à realização desta campanha
  • os dados relativos à produção, exportação e consumo em Portugal, em Espanha e no mundo
  • dados que demonstram o carácter sustentável da amêndoa ibérica
  • os benefícios nutricionais da amêndoa

→ Consulte aqui o documento