Motor de 18 litros, potência máxima de até 913 hp, binário superior a 4000 Nm
A John Deere lançou o trator da sua série mais potente na feira Commodity Classic em Houston, Texas, EUA deste ano, adicionando os modelos 9RX 710, 770 e 830 à gama 9RX. Os novos modelos 9RX, que combinam um rendimento de tração sem precedentes, um maior conforto do operador e as funcionalidades de agricultura de precisão mais recentes num veículo com uma largura inferior a 3 m, são ideais para os mercados europeu e da CEI (Comunidade de Estados Independentes).
Rendimento de tração excecional
Os novos modelos 9RX estão equipados com o motor JD18X de 18 litros, que fornece uma potência máxima de até 913 hp com baixo consumo de combustível específico e um binário até 4.234 Nm no modelo topo de gama. Em particular, alcança a compatibilidade completa com a Fase V sem utilizar fluido de escape diesel (DEF)/AdBlue®. A opção de bomba hidráulica tripla com uma taxa de caudal máxima de até 636 L/min e o sistema hidrálico de Gestão inteligente da potência (GIP), que fornece até 40 hp adicionais, se necessário, fornecem a potência suficiente inclusive para as alfaias maiores e acionadas por sistema hidráulico. A nova transmissão PowerShiftTM e21TM totalmente mecânica com Efficiency Manager utiliza o elevado rendimento e binário do motor do 9RX sem esforço, enquanto a automatização já incluída na transmissão e23TM garante um conforto de condução excecional. As suas 21 velocidades encontram-se próximas entre si, permitindo aos operadores definir facilmente a velocidade apropriada para diferentes tarefas. Os novos chassis rolantes , com rodas dentadas motoras de maior diâmetro de 1.200 mm, têm um ângulo de enrolamento de 110° e uma engrenagem de ressaltos motrizes de 7,5. O peso máximo de lastro de 38.100 kg garante que a potência e o binário são transferidos de forma eficaz para o solo. Embora a maior potência do novo 9RX exija um conceito de veículo maior, o nível mínimo de pressão sobre o solo mantém-se em 0,58 kg/cm2, um valor comparável ao valor dos atuais modelos 9RX mais pequenos.
Maior conforto do operador
Graças à nova cabina CommandViewTM 4 Plus, os operadores desfrutarão de um conforto e visibilidade significativamente superiores, assim como de um aumento substancial da superfície do solo da cabina. A nova suspensão da cabina, com três graus de liberdade, combinada com a estrutura inferior isolada reduz o ruído e as vibrações. O ActiveCommand Steering (ACSTM) ajusta o esforço de direção com base na velocidade de avanço, garantindo uma manobrabilidade simples e precisa. Com apenas 3,5 voltas do volante entre batentes no campo, e uma mudança de relação para 5 voltas entre batentes na estrada para um melhor controlo, o trator 9RX facilita a produtividade e o conforto do operador. O sistema de abastecimento rápido permite reabastecer o depósito de gasóleo de 1.952 litros* em menos de 4 minutos, aumentando ainda mais a eficiência operacional e reduzindo ao mínimo o tempo diário não produtivo. Além disso, os pontos de manutenção diária podem ser facilmente acedidos a partir do solo ou através da nova passadeira de serviço em redor da cabina. O intervalo de manutenção prolongado do óleo hidráulico de 4.000 horas e o ventilador reversível opcional contribuem ainda mais para um aumento do tempo útil.
As últimas novidades em agricultura de precisão
O trator 9RX inclui agricultura inteligente avançada, como o CommandCenterTM G5Plus de alta definição com 32,5 cm e a integração completa da John Deere Precision Ag Technology, tal como o controlo de taxa variável, o 1-Click-Go-AutoSetup, o controlo de secções e a total compatibilidade com AEF ISOBUS. As funcionalidades de série, como a conectividade JDLinkTM, a documentação e a Data Sync, aumentam o rendimento operacional geral. O John Deere Operations CenterTM gratuito funciona como uma plataforma central para ligar máquinas, operadores e campos, facilitando a importação de dados e a cooperação com terceiros.
Artigo relacionado: