Colaboração entre setores cresce após o lançamento da plataforma aceleradora de inovação “Shoots by Syngenta” em 2023 

A Maxygen, uma empresa biotecnológica norte-americana especializada na evolução dirigida de proteínas, está a colaborar com a Syngenta Sementes para otimizar as suas tecnologias moleculares.

O Grupo Syngenta, uma das principais empresas mundiais de tecnologia agrícola, anunciou no passado dia 1 de março de 2024 importantes parcerias após o lançamento da sua plataforma de aceleração de inovação Shoots by Syngenta, em 2023. Estas parcerias, que permitem a partilha de conhecimento entre indústrias e setores, visam tornar possíveis soluções inovadoras para os desafios agrícolas de forma mais rápida e eficiente.

A parceria com a IBM Research e com a biotecnológica norte-americana Maxygen une as abordagens pioneiras destas duas entidades, respetivamente na modelação de previsões baseadas em dados e na evolução dirigida de proteínas, método este comumente usado na indústria farmacêutica, com a investigação agrícola líder mundial e os dados propriedade da Syngenta.

Ajudar os agricultores a alimentar de forma sustentável a crescente população mundial requer um robusto foco de colaboração, não apenas na agricultura, mas em todos os setores“, afirmou Gusui Wu, chefe global de investigação de sementes na Syngenta. “A colaboração é central na forma como os nossos cientistas abordam a inovação todos os dias. Faz parte da nossa cultura científica e estamos continuamente à procura de tecnologias, soluções e parcerias que nos ajudar a servir melhor os agricultores.

A IBM Research e a Syngenta aceleram a otimização da síntese de compostos químicos com modelos de linguagem.

O Grupo Syngenta, em colaboração com a IBM Research, aumentou a produtividade na síntese química usando o IBM-RXN – um software desenvolvido para permitir o uso de modelos de linguagem para a síntese de novas moléculas e materiais. O IBM-RXN codifica, modela e prevê a reatividade química. Ao combinar a investigação química líder mundial e conjuntos de dados propriedade da Syngenta com os recursos de modelagem de reatividade de classe mundial da IBM e aproveitar o Processamento de Linguagem Natural (NLP), a abordagem pioneira de modelagem da IBM, permite que os parceiros forneçam modelagem de previsões escalável, precisa e baseada em dados. Isso permite que a Syngenta investigue simultaneamente vários compostos relacionados e priorize caminhos que ofereçam compostos com as características comerciais mais desejáveis.

A Syngenta está a fechar o ciclo de dados ao ligar a plataforma IBM-RXN à plataforma de síntese. As previsões de reatividade são agora parte integrante da conceção de procedimentos sintéticos. Os resultados dos modelos são totalmente integrados com o planeamento e execução da síntese, estabelecendo um loop virtual onde dados de alta qualidade geram modelos mais relevantes que, por sua vez, inspiram melhores procedimentos sintéticos. A digitalização de fluxos de trabalho sintéticos e a adoção da modelagem de reatividade preditiva estão a aumentar a eficiência e a eficácia do processo sintético. Ambas as equipas trabalharam na extensão da modelação de reatividade para incluir reações biocatalisadas e transformações metabólicas, para apoiar a conceção de procedimentos sintéticos mais sustentáveis que tenham uma melhor segurança e pegada ambiental.

À medida que o poder preditivo dos modelos de reatividade aumenta, os cientistas poderão delegar com cada vez mais confiança parte o seu trabalho na automação apoiada pela Inteligência Artificial. Tal deverá permitir que a tónica seja colocada na estratégia de síntese e na conceção geral dos produtos químicos.

A Syngenta colabora com a Maxygen para otimizar a tecnologia molecular facilitadora

A biotecnologia norte-americana Maxygen, especializada na evolução dirigida de proteínas, está a colaborar com a Syngenta Sementes para otimizar as suas tecnologias facilitadoras.

Desde o início da colaboração, um dos fatores de sucesso tem sido o nível consistente e robusto de envolvimento científico de ambos os lados. Tanto a Maxygen quanto a Syngenta adotaram uma abordagem colegial aberta desde o início, a Syngenta atribuiu um status de alta prioridade a esta parceria no âmbito do seu portfólio principal, permitindo que o projeto progredisse rapidamente.

As equipas da Syngenta e da Maxygen reuniram-se frequentemente para avaliar resultados, tomar decisões, ajustar planos e definir marcos de progresso. Esta abordagem tem sido bem-sucedida, resultando em variantes de proteínas com atributos altamente melhorados e objeto de nova propriedade intelectual.

À procura de novos colaboradores para seis desafios

A Shoots by Syngenta apresenta necessidades específicas de inovação nos negócios de Proteção de Culturas e Sementes da Syngenta. Os desafios de inovação de base científica são publicados no site ShootsBySyngenta.com, convidando qualquer pessoa com interesse científico a apresentar propostas em resposta a estes desafios. As propostas são rapidamente avaliadas e, se houver acordo entre as partes, avança-se para uma parceria de colaboração para prosseguir com a investigação ou tecnologia que eventualmente possa ser patenteada.

Atualmente, a Shoots by Syngenta apresenta seis desafios, que vão desde a identificação de novos blocos de construção químicos derivados de fluxos de resíduos de biomassa, até ao desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico para detetar indicadores não visíveis de fraco crescimento das culturas.

Estamos desejosos por contactar com novos parceiros da academia, institutos de investigação, start-ups e outras entidades, para que possam trabalhar com a nossa extensa rede mundial de cientistas alargando as fronteiras do que é conhecido hoje em ciência“, afirmou Camilla Corsi, chefe global de investigação de proteção de culturas da Syngenta. “Estamos orgulhosos da nossa forte reputação como parceiro preferencial e entusiasmados com o potencial da plataforma Shoots by Syngenta para gerar novas possibilidades que beneficiem os agricultores e a agricultura.