Nos próximos dias 13 e 21 de março, a Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal – OLIVUM – irá promover duas ações de formação direcionadas a técnicos agrícolas e alunos dos cursos das áreas agrícolas. Sob o mote ‘Impacto do Coberto Vegetal no Olival’, os eventos irão decorrer no Polo da Mitra da Universidade de Évora (às 14:00h) e na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (às 9:00h), respetivamente.

Esta Jornada Técnica, que vai contar com apresentações de diversos especialistas do setor, tem como objetivo discutir e disseminar conhecimento sobre o impacto do coberto vegetal na cultura do olival e dotar todos os participantes de conhecimento sobre os respetivos impactos na manutenção e gestão da fertilidade do solo.

As sessões estarão divididas em duas partes: a primeira contará com uma apresentação de temas como a biodiversidade funcional e estruturas ecológicas, os impactos, a importância e a gestão do coberto vegetal, ou temas como a microbiologia do solo. Já a segunda parte, inclui uma visita técnica de campo onde será possível observar os cobertos vegetais e um perfil de solo.

Esta ação está a ser organizada em parceria com a Nutriprado, a Agrosustentável, a Bioera, o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja.

→ Os programas dos eventos em Évora e Beja já se encontram disponíveis.

→ Os interessados podem inscrever-se na sessão em que pretenderem participar, aqui.