O Clube de Produtores Continente tem como objetivo apoiar a produção nacional, reforçando parcerias estratégicas e partilhando conhecimento junto dos produtores, por forma a garantir nas lojas Continente produtos de origem nacional de qualidade, autênticos e provenientes de sistemas de produção cada dia mais sustentáveis. Contamos, hoje, com 340 produtores certificados que representaram, no último ano, para a MC SONAE, um volume de compras feitas à produção nacional de 241 mil toneladas equivalendo a 571 milhões de euros.

 

É sabido que a Comissão Europeia irá implementar um quadro legislativo ambicioso para garantir sistemas alimentares mais sustentáveis e onde toda a cadeia de valor agroalimentar será chamada a participar. É alinhada a esta necessidade que temos desenvolvido a nossa atividade junto dos nossos produtores. A visão estratégica do Clube tem sido alinhar as suas iniciativas à Estratégia Europeia Farm to Fork – “do Prado ao Prato” – que tem como objetivo um sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente. Com base nestes princípios e em outras iniciativas europeias como a Diretiva Europeia sobre o uso dos pesticidas, a Legislação do Bem-Estar Animal, a Estratégia de Biodiversidade e o Dever de Diligência relativo aos aspetos sociais, decidimos, em junho de 2021, estabelecer a Declaração para a Sustentabilidade do Clube de Produtores Continente. Esta Declaração assenta em 11 princípios que abrangem todas as categorias de produtos que fazem parte do Clube.

A perda de biodiversidade inerente aos sistemas agrícolas é um problema crescente; anualmente cerca de 40% da produção agrícola é perdida devido a pragas e doenças; a nível europeu vão sendo descontinuadas moléculas ativas presentes nos fitofármacos e sem soluções alternativas; as alterações climáticas aumentam o risco de aparecimento de novas pragas e doenças. São necessárias soluções inovadoras para a proteção das culturas, para conservação dos recursos (nomeadamente do solo e da água) e para a obtenção de produtos nutricionalmente saudáveis e seguros. A transição para modelos de produção mais sustentáveis é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental e económica da atividade agrícola. Fatores que nos levaram a apostar no Programa Resíduo Zero!

Este projeto assenta numa parceria entre o Clube de Produtores Continente, a ZERYA e os nossos produtores de Frutas e Legumes e visa o desenvolvimento de sistemas produção agrícola personalizados, com enfoque em boas práticas para a obtenção de produtos livres de resíduos de pesticidas e certificados por entidades independentes (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de fevereiro 2024

Marta Barradas Category Specialist, Clube de Produtores Continente