De 18 a 22 de março em formato online e com entrada gratuita: Simpósio Wine2Help está de regresso para discutir os desafios do vinho.
Iniciativa junta especialistas de Portugal e do Brasil para pensar e debater temas como o mercado internacional, o enoturismo e a inteligência artificial.
O simpósio online Wine2Help está de regresso em 2024. Depois do sucesso das edições de 2021 e 2022, a iniciativa voltará a juntar o setor vitivinícola, de 18 a 22 de março, para cinco dias de debate, troca de experiências e networking.“Desafios do Vinho 2024 – Changing Wine Sales and Marketing” é o mote da edição deste ano, que reúne players de Portugal e do Brasil num espaço que pretende continuar a criar valor para os setores vitivinícolas de ambos os países e preparar os agentes para responder aos desafios do presente e do futuro.
O simpósio Wine2Help decorrerá em formato webinar para os participantes registados e será gratuito. Em cada dia, as sessões começam a partir das 14:00 GMT / 11:00 BRT. A inscrição, sem custos, pode ser realizada em: https://wine2help.com/simposio-wine2help-2024.
Ao longo dos cinco dias, a iniciativa vai contar com apresentações individuais e painéis em que serão discutidos vários temas relevantes na atualidade do setor, como a presença do vinho português no mundo, as ameaças e oportunidades do zero e low álcool, o desenvolvimento do setor vitivinícola brasileiro, o papel da biodiversidade e dos ecossistemas no futuro do setor, as estratégias digitais, a inteligência artificial ou o enoturismo como ligação entre Portugal e Brasil.
“No decorrer dos quatro anos de atividade da Academia Wine2Help, temos sentido cada vez mais a importância de colocar o setor a discutir temas relevantes para o marketing e vendas, e se pudermos com isso criar pontes, acrescentar valor, fazer pensar e unir o setor, melhor ainda. Este ano, queremos estreitar ainda mais a colaboração com o Brasil, numa perspetiva de que não é só um mercado muito importante para Portugal, mas de que podemos aprender, fazer negócios e crescer juntos”, diz Rodrigo Quina, responsável pelo Simpósio Wine2Help.
O simpósio contará com nomes sonantes do setor vitivinícola português e brasileiro, como Bernardo Gouvêa (Presidente do IVV), Frederico Falcão (Presidente da Viniportugal), Ari Gorenstein (CEO do Grupo Víssimo), Beatriz Machado (Diretora de Marketing e Turismo da Niepoort), Renato Neves (Grupo Camolese – Melhor Sommelier Brasileiro 2021), Sara Santos (Export Manager do Esporão), Rita Marta (Export Director da Martha’s Wine), João Teixeira (Diretor Comercial da Fundação Eugénio de Almeida), António Pista (Export Manager da Lindeborg Wines), Tiago Paula (Presidente da AEP), Nuno Gaspar (CEO da Natural Business Intelligence), Domingos Meirelles (Diretor Geral da Exponor Brasil), Eduardo Lira (Diretor de Marketing da Vinícola Thera), Andreia Milan (Produtora da Amitié Espumantes e Vinhos), Bernardo Barreiros Cardoso (Diretor do Turismo de Portugal no Brasil) e vários outros oradores.
A iniciativa conta com um amplo grupo de parceiros: IVV, ViniPortugal / Wines of Portugal, CVR do Tejo – Vinhos do Tejo, CARMIM, M&A Creative, Precision Elite, Natural Business Intelligence, Virgu Wines, MailBoxes Etc. Campo de Ourique/Évora, Jornal ECO, Jornal Novo, Revista Voz do Campo, Mutante, Reserva 85 e a agência de comunicação Message in a Bottle.
O parceiro de responsabilidade social será a Academia do Johnson, organização sem fins lucrativos que ajuda cerca de 200 crianças nos bairros da Cova da Moura e do Zambujal, e que a Academia Wine2Help tem vindo a apoiar desde o primeiro dia. Os participantes podem fazer um donativo ou apoiar o trabalho da organização através do website https://www.academiadojohnson.com.
Além do simpósio, a Wine2Help promove habitualmente conversas com nomes ligados ao setor dos vinhos e outras iniciativas no seu canal de YouTube. Hoje, além de consultoria route-to-market e formação tailor made em vendas, a Wine2Help tem também uma Academia Digital com Cursos na área de Vendas e Enoturismo, com Rodrigo Quina e outros especialistas.
Programa:
• Segunda-feira | 18 de março de 2024
Inicio às 14:00 GMT / 11:00 BRT
Boas-vindas
Keynote
Vinho Português no Mundo
Painel
Restaurantes – Vender Vinho com e sem Sommelier
• Terça-feira | 19 de março de 2024
Inicio às 14:00 GMT / 11:00 BRT
Keynote
Zero e Low Álcool – Ameaça ou Oportunidade
Keynote
Sustentabilidade no Setor do Vinho
Painel
Desafios e Oportunidades no Mercado do Vinho Internacional
• Quarta-feira | 20 de março de 2024
Inicio às 14:00 GMT / 11:00 BRT
Keynote
Mercado de Vinhos Naturais, Orgânicos, Biológicos
Keynote
Vinho Brasileiro – Um gigante a acordar
Painel
Vinho Português no Brasil – Como continuar a crescer
• Quinta-feira | 21 de março de 2024
Inicio às 14:00 GMT / 11:00 BRT
Keynote
IA no Mundo do Vinho
Painel
Conexão Digital: Estratégias de Sucesso Digital
• Sexta-feira | 22 de março de 2024
14:00 GMT / 11:00 BRT
Keynote
Tecnologia nas Vendas de Enoturismo
Painel
Enoturismo: uma plataforma de ligação Portugal Brasil
Keynotes de 15 minutos e painéis de 60 minutos, com 30 minutos destinados a perguntas e respostas (Q&A).
Sobre Rodrigo Quina
Rodrigo Quina fundou a Wine2Help em janeiro de 2021. Empresário com extenso percurso no setor do vinho, tanto a nível nacional como internacional, esteve envolvido em negócios nos vários canais, desde a exportação, distribuição, garrafeiras e como comprador.
A paixão pelo Vinho e pelas vendas traduziram-se no Livro Vinho 5.0 – Vendas e Marketing de Vinho no Século XXI e no projeto Wine2Help.
Nos últimos projetos fez questão de que a componente digital estivesse sempre presente. Acredita ainda que, atualmente, a partilha de perspetivas entre profissionais e apaixonados pelo mundo do vinho, com o apoio das plataformas digitais, é o percurso a percorrer, já que há ainda um infindável mundo de possibilidades por explorar.