Decréscimo de produção em Espanha fez aumentar o preço em Portugal

Na semana de 8 a 14 de janeiro último, prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2023/24 nas áreas de mercado Alentejo Central, Alentejo Norte, Ribatejo e Beira Litoral com manutenção das cotações. No Alentejo, os mercados caracterizaram-se por uma oferta de média a alta, para uma procura de alta a muito alta e o produto classifica-se de bom a excelente em relação à sua qualidade. A diminuição da produção mundial de azeite registada nos 2 últimos anos, devido principalmente ao decréscimo em Espanha, o maior produtor mundial, refletiu-se no preço do azeite a granel em Portugal.







No destaque semanal (08 a 14 de janeiro’24) terminou a campanha de comercialização azeitona para azeite 2023/24 nas áreas de mercado Alentejo Sul e Alentejo Central e continuou nas áreas de mercado Alentejo Norte e Trás-os-Montes com subida das cotações em 0,09€/Kg. Verificou-se de novo uma diminuição significativa do número de transações no mercado de Trás-os-Montes, comparando com a semana anterior. O produto apresenta um calibre médio e é classificado como bom a excelente nas áreas de mercado do Alentejo, enquanto em Trás-os-Montes apresenta uma qualidade média. Na atual campanha, devido ao adiantamento do ciclo vegetativo das oliveiras, os lagares de azeite iniciaram a laboração mais cedo do que o habitual. O INE prevê um aumento de 20% de azeitona, em comparação com o ano anterior, devido essencialmente ao incremento da produtividade média nos olivais tradicionais, bem como à entrada em produção de novos olivais intensivos.

Comércio Internacional

Comparando o período de janeiro a novembro de 2023 com o mesmo período do ano anterior, verifica-se que o saldo comercial português diminuiu (7%), no entanto Portugal continua a apresentar superavit neste sector (cerca de 405 milhões de euros). De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comércio internacional, este em volume diminuiu cerca de 39 mil toneladas comparando os dois períodos.

AZEITONA DE MESA – COMÉRCIO INTERNACIONAL

(PORTUGAL – MUNDO)

De acordo com os dados divulgados pelo INE, comparando o período de janeiro a novembro 2023 com o período homólogo do ano anterior, verifica-se que o saldo comercial português continua a apresentar superavit neste sector (cerca de 17 milhões de euros). Em termos de quantidades transacionadas, comparando os dois períodos o saldo comercial diminuiu 30%.

Extrato da Newsletter – azeite e azeitonado de 08 a 14 de janeiro’24

GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral / SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

→ Artigo publicado na Revista Voz do Campo: edição de fevereiro 2024