AGRO com mais área exposicional para atrair mais visitantes, alimentado pelo prestígio e reconhecimento cada vez maior como um dos principais eventos do setor agrícola nacional

A 56ª AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação – está de volta a Braga, com data marcada entre os dias 21 e 24 de março, no Altice Forum Braga. A InvestBraga, enquanto entidade organizadora, estabeleceu o objetivo de chegar a mais pessoas, partilhando e promovendo o que de melhor se faz na região e em Portugal. Para nos desvendar todos os pormenores e detalhes desta edição, falámos com o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva.

Quais as principais diferenças entre a AGRO deste ano e as edições anteriores?

A AGRO deste ano apresenta várias diferenças significativas em comparação às edições anteriores, refletindo um esforço em alcançar um público mais amplo e oferecer uma experiência mais diversificada e enriquecedora.

Um dos objetivos é cativar a presença de mais visitantes, seja profissional ou público em geral. Em 2023, a feira atraiu 45 mil visitantes e em 2024 o objetivo é ultrapassar esse número, demonstrando uma clara intenção de expansão e impacto crescente na comunidade. Um outro objetivo – já alcançado-, passa por criar mais área exposicional e consequentemente um maior número de expositores inscritos.

Com o crescimento da feira e diversificação da exposição, a AGRO expandiu-se, apresentando uma maior variedade de expositores e atrações para cativar o interesse de um público mais diversificado. Uma exposição de cavalos e picadeiro de duas Escolas Profissionais, onde além da exposição de cavalos, o evento incorporou um picadeiro com demonstrações de ENTREVISTA A CARLOS SILVA ADMINISTRADOR EXECUTIVO DA INVESTBRAGA AGRO com mais área exposicional para atrair mais visitantes, alimentado pelo prestígio e reconhecimento cada vez maior como um dos principais eventos do setor agrícola nacional equitação, enriquecendo a oferta educativa e de entretenimento. No mesmo sentido, os espetáculos de cavalos e as esculturas em madeira, que contribuem para uma atmosfera visualmente cativante e única.

Na área exterior agrega-se o setor da maquinaria agrícola e a exposição de gado das raças autóctones e frísia Holstein, e os restaurantes de carnes D.O.P. A área destinada à exposição de maquinaria agrícola foi expandida, permitindo uma apresentação mais abrangente dos mais recentes avanços tecnológicos no campo.

Também com as inovações tecnológicas aplicadas à agricultura, sendo que houve um foco especial nas mais recentes inovações tecnológicas aplicadas à agricultura, desde equipamentos de última geração até soluções digitais e tecnologias inteligentes que visam otimizar os processos agrícolas. Com o aumento da área exposicional, reforçamos o estatuto de feira com maior representatividade neste setor.

No piso 1 do pavilhão, contaremos com uma exposição de alfaias agrícolas antigas, onde os visitantes poderão apreciar as máquinas em exposição, proporcionando uma visão fascinante da evolução das práticas agrícolas ao longo do tempo. Já a variedade dos produtos regionais, como o fumeiro e enchidos, licores, doces, azeite e vinhos, foi ampliada, oferecendo uma maior diversidade de opções para os visitantes, bem como a área de alimentação expandida, quer para expositores quer para o público em geral, aumentando assim as opções gastronómicas.

Já no piso 0, teremos os showcookings e apresentações, com um aumento nas apresentações e um maior ênfase nos produtos regionais, visando atrair e cativar o público em geral. Uma das novidades deste ano, passa pela receção inovadora dos visitantes com um Robot.

Com diferentes espaços polivalentes, também o Centro de Congressos dinamizará a feira com a realização de seminários e conferências, abordando temas relevantes para o setor agrícola e pecuário, como sustentabilidade, agricultura de precisão, gestão agrícola eficiente e tendências de mercado. Estes eventos foram dinamizados pelos expositores presentes, enriquecendo o caráter educativo e informativo da feira.

Estas diferenças evidenciam a evolução da AGRO e o desejo de proporcionar uma experiência cada vez mais completa e enriquecedora para os seus visitantes, expandindo o seu alcance e relevância na comunidade agrícola e além.

Como estão a correr os preparativos? Qual tem sido a adesão das empresas?

Os preparativos estão a decorrer de acordo com o planeado e até mesmo a superar as expectativas estabelecidas, especialmente no que diz respeito à procura de espaços por parte dos expositores. A adesão das empresas tem sido bastante positiva, com um aumento tanto na procura por parte dos clientes fidelizados quanto por parte de novos expositores interessados em participar na feira.

Atualmente, praticamente todas as áreas de exposição estão vendidas, o que demonstra bem o elevado nível de interesse e adesão por parte das empresas.

Apenas uma pequena percentagem de área ainda está disponível para venda, o que indica que o evento está próximo de atingir a sua capacidade máxima de expositores. Este elevado nível de procura e ocupação das áreas de exposição é um reflexo da importância e relevância que a AGRO tem vindo a ganhar no setor agrícola e no mercado em geral.

O que representa a AGRO para o setor agrícola?

A AGRO representa uma peça fundamental para o setor agrícola, tendo um impacto significativo na região em várias vertentes: Através do impacto positivo nas empresas, agricultores e setor agrícola da região, a feira cria oportunidades de negócios, estabelecendo um ambiente propício para a troca de conhecimentos, networking e parcerias comerciais, contribuindo para fortalecer a economia local e impulsionar o crescimento do setor agrícola. Através da promoção das últimas tecnologias e práticas sustentáveis: Ao apresentar as inovações sustentáveis, a AGRO desempenha um papel crucial na promoção do desenvolvimento e na adoção de métodos mais eficientes na agricultura. Isso não só beneficia as empresas locais ao aumentar a sua competitividade, como também contribui para a modernização das práticas agrícolas e para a sustentabilidade ambiental.

Com uma forte visibilidade para produtores regionais: A feira oferece uma plataforma única para os produtores regionais divulgarem os seus produtos a um público mais amplo. Essa visibilidade pode resultar num aumento significativo nas vendas e na notoriedade dos produtos locais.

Estamos em constante atualização sobre as melhores práticas e desenvolvimentos do setor: Através das conferências, seminários e workshops realizados durante o evento, tanto visitantes quanto expositores têm a oportunidade de se manterem atualizados sobre as melhores práticas e os mais recentes desenvolvimentos no setor agrícola. Isto contribui para a melhoria contínua das operações e para a adoção de estratégias mais eficazes.

Aumento da promoção do turismo local e aumento da visibilidade da região: A promoção do evento em outras cidades e até mesmo em países vizinhos, como Espanha, principalmente na Galiza, aumenta a visibilidade da região e contribui para o turismo local, atraindo visitantes para a feira e destacando a importância e o potencial da região no contexto agrícola.

Por último, a grande procura a nível nacional, especialmente nas regiões Centro e Norte. A AGRO é reconhecida e procurada em todo o país, com uma demanda particularmente alta nas regiões Centro e Norte, o que demonstra a relevância do evento no cenário agrícola nacional e o seu papel crucial como ponto de encontro e plataforma de negócios para o setor.

Quais os setores mais representativos?

Os setores mais representativos na feira AGRO abrangem uma ampla gama de atividades e segmentos do setor agrícola. Estes incluem:

– Alfaias e Máquinas Agrícolas: Equipamentos e maquinaria utilizados nas atividades agrícolas, desde tratores até ceifeiras e outras ferramentas especializadas.

– Agricultura Biológica: Produtos e práticas relacionadas com a agricultura orgânica e sustentável.

– Agroquímicos e Fertilizantes: Produtos químicos e fertilizantes utilizados na agricultura para melhorar o rendimento das culturas.

– Análises Laboratoriais: Serviços e equipamentos para análise de solo, água e outros elementos relevantes para a produção agrícola.

– Bancos e Companhias de Seguros: Instituições financeiras e seguradoras que fornecem serviços específicos para o setor agrícola.

– Editores e Imprensa Especializada: Publicações e meios de comunicação dedicados ao setor agrícola, fornecendo informações e análises relevantes.

– Embalagens: Materiais de embalagem utilizados para acondicionar e transportar produtos agrícolas.

– Energia e Energias Renováveis: Tecnologias e soluções relacionadas com o fornecimento de energia, incluindo fontes renováveis como solar e eólica.

– Entidades e Organismos Oficiais: Instituições governamentais e organismos reguladores relacionados com o setor agrícola.

– Ensino e Investigação ligados ao Setor: Instituições educacionais e centros de pesquisa dedicados ao estudo e desenvolvimento da agricultura.

– Estufas: Estruturas e equipamentos utilizados para o cultivo protegido de plantas.

– Florestas e Floricultura: Produtos e serviços relacionados com a gestão florestal e a produção de flores e plantas ornamentais.

– Genética Animal: Tecnologias e serviços relacionados com a reprodução e melhoramento genético de animais de produção.

– Horticultura e Jardinagem: Produtos e serviços relacionados com o cultivo de hortaliças, frutas e plantas ornamentais, tanto para uso comercial como doméstico.

– Plantas e Viveiros: Produção e comercialização de plantas para diversos fins, incluindo agricultura, paisagismo e jardinagem.

– Madeiras Tratadas e Vedações: Produtos de madeira tratada e sistemas de vedação para uso na agricultura e na construção rural.

– Nutrição Animal: Alimentos e suplementos para a nutrição animal, incluindo rações e aditivos.

– Olivicultura e Orizicultura: Produtos e serviços relacionados com a produção de azeitonas e arroz, respetivamente.

– Peças e Acessórios para Fins Agrícolas: Componentes e acessórios utilizados na manutenção e operação de equipamentos agrícolas.

– Pecuária: Setor dedicado à criação e produção animal, incluindo gado bovino, suíno, aves, entre outros.

– Produtos Regionais: Produtos alimentares e artesanais típicos da região, promovendo a sua valorização e comercialização.

– Serviços de Suporte: Diversos serviços de apoio à atividade agrícola, como consultoria, transporte, logística, entre outros.

– Sementes: Variedades de sementes utilizadas na agricultura, incluindo sementes convencionais e biotecnológicas.

– Sistemas de Rega: Equipamentos e sistemas de irrigação utilizados para o fornecimento controlado de água às culturas.

Pode desvendar um pouco o programa que está a ser preparado?

O programa preparado para a AGRO é bastante diversificado e inclui uma variedade de atividades destinadas a proporcionar uma experiência enriquecedora e informativa para os participantes. Apresentamos uma visão geral das principais atrações:

Com palestras, workshops, seminários e conferências, teremos uma série de eventos educativos com o objetivo de fornecer informações valiosas sobre a agricultura, incluindo técnicas de cultivo, manejo de recursos naturais, tecnologia agrícola, políticas agrícolas e muito mais. Como atração, teremos também demonstrações e exibições ao vivo de equipamentos agrícolas modernos. Estas demonstrações permitem que os participantes vejam em primeira mão como as últimas tecnologias podem ser aplicadas. Os produtos agrícolas são outro ponto alto que, através de produtores regionais terão a oportunidade de exibir e vender durante o evento. Isso inclui uma variedade de produtos como fumeiro, queijos, doces, produtos de panificação, artesanato, licores, frutas secas e cristalizadas, utensílios domésticos e muito mais.

Os famosos concursos pecuários, onde estão programados concursos das raças Frísia e raças autóctones, proporcionarão uma oportunidade para os criadores mostrarem os seus melhores exemplares e competirem em diversas categorias.

Também com os showcookings diversificados, com os expositores a apresentarem o que de melhor tem o Minho e o Norte a nível gastronómico e enológico. Esta é uma oportunidade para os visitantes experimentarem a culinária local e apreciarem a combinação de sabores tradicionais.

Por último, várias serão as atividades para crianças e famílias, dentre as quais se destaca a participação da Quinta Pedagógica de Braga, que irá proporcionar experiências divertidas para as próximas gerações, promovendo a consciencialização sobre a agricultura de forma envolvente.

No seu entender, quais serão os momentos altos desta edição?

Os momentos altos desta edição da AGRO incluirão:

Concursos pecuários: Os concursos pecuários são sempre um ponto alto, atraindo criadores e entusiastas para mostrar e competir com os melhores exemplares de diversas raças de animais.

Presença de cavalos e picadeiro: A presença de cavalos e o picadeiro com demonstrações de equitação serão certamente momentos emocionantes e cativantes para os visitantes, oferecendo uma experiência única de interação com esses magníficos animais.

Conferências e seminários: As conferências e seminários proporcionarão oportunidades valiosas para os participantes se atualizarem sobre as últimas tendências, desenvolvimentos e melhores práticas no setor agrícola, promovendo a partilha de conhecimento e networking entre os profissionais do setor.

Showcooking: As sessões de showcooking serão momentos de deleite gastronómico, onde os visitantes poderão assistir à preparação de pratos regionais deliciosos e aprender sobre a utilização de produtos locais na culinária.

Exposição de alfaias agrícolas antigas: A exposição de alfaias agrícolas antigas será uma oportunidade fascinante para os visitantes explorarem a história e a evolução das práticas agrícolas ao longo do tempo, apreciando a engenhosidade e o trabalho manual envolvido na agricultura do passado.

Exposição de tratores antigos: A exposição de tratores antigos será outro destaque, proporcionando aos aficionados a oportunidade de admirar e aprender sobre os primeiros modelos de tratores que desempenharam um papel fundamental na transformação da agricultura. 

A pecuária é sempre um setor de destaque na AGRO no âmbito da realização de vários Concursos. A adesão dos produtores tem sido a desejada? Qual a importância destes Concursos para os produtores?

A pecuária desempenha um papel de destaque na AGRO, especialmente através da realização de vários concursos pecuários. A adesão dos produtores a estes concursos tem sido bastante positiva, refletindo a importância que estes eventos representam para os intervenientes no setor agrícola.

Os concursos pecuários têm desempenhado um papel fundamental no apoio e incentivo aos produtores, proporcionando reconhecimento, oportunidades de promoção, feedback construtivo e conexões valiosas na comunidade agrícola. Ao participar nestes concursos, os produtores têm a oportunidade de alcançar diversos benefícios.

Em primeiro lugar, o reconhecimento e prestígio associados a vencer um concurso na AGRO são significativos para um produtor. Essa conquista não só valida a qualidade dos seus produtos, mas também abre portas a novas oportunidades de negócios, pois os produtos premiados ganham maior visibilidade e reputação no mercado.

Os concursos também desempenham um papel importante ao incentivar os produtores a alcançarem novos patamares de excelência nas suas práticas agrícolas. A competição saudável entre os participantes estimula a melhoria contínua da qualidade dos produtos e o desenvolvimento de técnicas de criação e manejo mais eficientes.

Além disso, os concursos pecuários proporcionam oportunidades de networking, ajudando os produtores a estabelecerem conexões com outros profissionais do setor agrícola, incluindo compradores em potencial, fornecedores e especialistas em agricultura. Essas conexões podem levar a parcerias comerciais, colaborações de pesquisa e outras formas de cooperação que beneficiam o desenvolvimento sustentável do setor.

Destaque-se também a importância dos concursos na promoção das várias raças pecuárias, desde galinhas até raças bovinas como Arouquesa, Maronesa, Minhota, Cachena, Barrosã e frísias. Esses concursos contribuem para a preservação e valorização do património genético animal, enquanto destacam a diversidade e riqueza do setor pecuário na região. 

Que expetativa tem para esta AGRO?

As nossas expetativas para esta edição da AGRO são bastante otimistas. Assinalamos desde já um aumento significativo no número de expositores presentes na feira, impulsionado pelo interesse crescente no evento e pelas oportunidades de negócio e networking que ele proporciona. Este aumento na participação de expositores irá enriquecer ainda mais a diversidade e a qualidade da exposição, oferecendo aos visitantes uma experiência ainda mais completa.

Além disso, esperamos um incremento no número de visitantes, alimentado pelo prestígio e reconhecimento cada vez maiores da AGRO como um dos principais eventos do setor agrícola. A diversidade de atrações, desde concursos pecuários até exposições de produtos regionais e demonstrações técnicas, torna a feira um palco de experiências positivas tanto para os expositores quanto para os visitantes em geral. Desejamos que os visitantes saiam da AGRO com novos conhecimentos e conexões e, sobretudo, com memórias e experiências valiosas que os inspirarão e motivarão no seu envolvimento com a agricultura.

No geral, acredito que a AGRO continuará a desempenhar um papel crucial no desenvolvimento e na promoção do setor agrícola na região, proporcionando um ambiente dinâmico e estimulante para a troca de ideias, o desenvolvimento de negócios e o fortalecimento das comunidades agrícolas.

Que mensagem gostaria de deixar aos agricultores da região Norte?

Aos agricultores da região Norte, gostaríamos de transmitir uma mensagem de reconhecimento, incentivo e gratidão.

Aos expositores: vocês são intervenientes fundamentais nesta 56ª AGRO 2024. A vossa participação é essencial para o sucesso deste evento e estamos muito gratos pela vossa contribuição. Esta é uma oportunidade única para destacarem o melhor que há do setor agrícola, expondo uma grande diversidade de produtos e partilhando técnicas e processos inovadores. A vossa presença ativa ajuda a criar uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, desde os visitantes até aos outros expositores. Os vossos esforços em apresentar produtos de alta qualidade, demonstrar inovações e interagir com os visitantes são essenciais para criar um ambiente dinâmico e inspirador. Agradecemos a vossa dedicação e empenho, e estamos ansiosos para ver o impacto positivo que cada um de vocês terá neste evento.

Aos visitantes: é com grande satisfação que vos recebemos nesta AGRO 2024. Estamos entusiasmados por vos proporcionar novas descobertas do que há no mundo agrícola e por vos oferecer uma experiência interativa e enriquecedora (…).

Juntos, vamos tornar esta AGRO 2024 uma experiência inesquecível para todos nós.

→ Entrevista completa publicada na Revista Voz do Campo: edição de março 2024