Eu ainda não comecei a usar a expressão “UTILIZAR” água para fazer laranjas.

Se alguém me perguntar qual a quantidade de água necessária para produzir um quilo de laranjas, não sei responder, assim como também não sei qual a quantidade para uma árvore adulta de regadio de folha permanente poder purificar o oxigénio para dois seres humanos adultos.

Não sou muito bom em contabilidade, mas vejamos:

Se considerarmos que a dotação de água atribuída por hectare é de 5000m3 s, o que em alguns terrenos penso não ser necessário, e se produzirmos 25 toneladas de citrinos por hectare, dará uma média de 200 litros de água por quilo de laranja. Mas como o citricultor contribui para a pegada carbónica com transpiração da planta para a purificação do oxigénio para todos os seres humanos no planeta, realidade que não vejo exposta, fico sem saber quanto resta para a pegada hídrica, fundamental para a precipitação da tão desejada chuva. QUANTO FICA AFINAL ATRIBUÍDO AO QUILO DE LARANJA ?

Os agricultores não podem ser os maus da fita

Imagino que a opinião da população em geral, dada a informação que recebem, é de que os agricultores são os maus da fita por gastarem muita água. Justificarão que “dado os agricultores levaram um corte de 70% e agora reivindicam para receber subsídios para não trabalhar”. Pois não queremos correr o risco de sermos considerados uns malandros, que só queremos dinheiro sem trabalhar. NA REALIDADE O QUE NÓS QUEREMOS É PRODUZIR ALIMENTOS PARA TODOS E CONTRIBUIR PARA A PEGADA CARBÓNICA, HÍDRICA E ECONÓMICA PARA TODOS !

Respeitamos o habitat das espécies cinegéticas

Para os ambientalistas, ecologistas e defensores dos animais, tenho a dizer que é com enorme prazer que encontro com muita frequência nas minhas propriedades, ninhos de várias espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. É sinal que o seu habitat é respeitado.

Há no entanto uma espécie que habita nos pomares e os prejudica, como é o caso do javali, que inclusive constitui uma ameaça à saúde pública por a sua carne ser comercializada muitas vezes sem qualquer vistoria, são também um ATENTADO À AGRICULTURA, À POUPANÇA DE ÁGUA E À DESTRUIÇÃO DE ÁRVORES CONFORME COMPROVAM AS FOTOS.

→ Leia este e outros artigos exclusivos na Revista Voz do Campo: edição de fevereiro 2024