No dia 23 de novembro de 2023, decorreu na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC – IPC), a primeira apresentação em Portugal da 5.ª edição da Organic Food y Eco Living Iberia 2024, a maior feira internacional e profissional para o setor BIO no sul da Europa.

A iniciativa foi direcionada para os produtores BIO, onde Alex Suau, diretor da Organic Food y Eco Living Iberia deu a conhecer todas as ferramentas que a feira pode oferecer às empresas portuguesas em processo de expansão nacional e internacional.

O evento decorrerá de 4 e 5 de junho, em Madrid.

Alex Suau – Diretor da Organic Food Iberia

Que razões foram postas em cima da mesa para organizar a Organic Food & Eco Living Iberia?

Sem dúvida, que o facto de Espanha ser, desde há anos, o primeiro produtor biológico da Europa e o quinto a nível mundial foi um fator determinante.
O forte setor biológico da Península Ibérica, juntamente com empresas, associações e instituições, foram os que exigiram uma estrutura comercial para acompanhar estes excelentes números.
Isto serviu de exemplo e motivação para continuar neste caminho de reforçar o crescimento da produção e, ao mesmo tempo, incentivar o consumo interno.

Vamos para a 5ª edição, quais são os objetivos da organização?

Continuar a ter uma iniciativa eficaz e inovadora para que todo o setor tenha um ponto de encontro que facilite o mercado dos produtos biológicos em todo o mundo e, claro, aumentar a participação das empresas, uma maior variedade de produtos e visitantes.

Que temas estarão em destaque?

O foco principal será nas reuniões de negócios, para que sejam feitos contactos de qualidade e gerados negócios durante os dois dias da feira. Voltaremos a colocar à disposição das empresas expositoras a plataforma LIVE Connect, que pela primeira vez utilizará IA, para que os expositores possam facilmente estabelecer contacto com potenciais clientes antes de chegarem a Madrid e com acesso ilimitado até um ano após o final da feira.

Além disso, graças à equipa interna dedicada às agendas de negócios do programa VIP e Hosted Buyer, o sucesso de todas as empresas que participam na Organic Food and Eco Living Iberia está garantido.

Durante os meses de abril e maio, iremos oferecer webinars para as empresas que necessitem de reforçar e aproveitar ao máximo tudo o que a organização tem para oferecer em termos de promoção e participação.

Quais são as razões para os produtores participarem no evento?

Como produtor ou comerciante de produtos biológicos é essencial manter-se atualizado sobre o que se passa no setor. É muito valioso poder conhecer a concorrência, partilhar ideias com colegas e assistir a seminários. A inovação é muito importante.

É também uma grande oportunidade para reforçar as relações com os clientes existentes e aumentar a carteira de negócios (…).

→ Mais desenvolvimento na Revista Voz do Campo: edição de janeiro 2024