Após quatro anos de intensiva pesquisa apoiada por um investimento de 3,9 milhões de euros, os parceiros do projeto PhageFire, enquadrado no programa Horizon 2020 da União Europeia, apresentaram um marco significativo no desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis para a agricultura: um biopesticida foliar revolucionário projetado especificamente para combater eficazmente a bactéria Erwinia amylovora.

Originária dos Estados Unidos, a Erwinia amylovora pode devastar campos inteiros de árvores de fruto de caroço em tempo recorde, causando perdas milionárias em todo o mundo. A sua presença foi detetada na América do Norte, Europa, Oriente Médio, norte da África e Nova Zelândia.

Até agora, as soluções disponíveis para os agricultores eram indiretas e pouco eficazes, e a resposta principalmente baseava-se em identificar a doença precocemente e cortar os ramos afetados para evitar a sua propagação. Estima-se que centenas de hectares de árvores de fruto de caroço são arrancadas globalmente anualmente devido à doença.

Os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, incluindo a DOP Peras del Rincón de Soto, o Centro de Inovação MAAVi da Kimitec de Espanha, o Enviroinvest da Hungria e a ZHAW na Suíça, conseguiram desenvolver com sucesso esta tecnologia inovadora no mercado.

O biopesticida foliar desenvolvido no projeto baseia-se em agentes patogéncios, naturais e inimigos das bactérias. Os agentes desenvolvidos neste projeto são específicos para combater a Erwinia amylovora. Esses agentes entram na bactéria, eliminam-na e reproduzem internamente, multiplicando a solução na cultura.

Conforme explicado por Sixto Cabezón Largas, diretor-geral do Conselho Regulador de Peras de Rincón de Soto, entidade parceira do projeto: “apenas com uma microgota que entra em contacto com o grupo de bactérias, estas mesmas tornam-se geradoras de mais agentes multiplicando a solução na produção”. Um aspeto-chave para o sucesso no controle da doença, já que, continua o mesmo: “em uma bactéria, se não obtiver 90% de eficácia, é como se não obtivesse nada devido à enorme capacidade que todas as bactérias têm de se reproduzir”.

Embora os agentes existam na natureza, geralmente são encontrados no subsolo. Para o desenvolvimento do PhageFire, as amostras foram isoladas das explorações afetadas e depois o departamento de microbiologia do Centro de Inovação MAAVi da Kimitec ficou encarregue de reproduzir os agentes em condições controladas, concentrando-os e estabilizando o produto para garantir a sua eficácia e durabilidade.

O biopesticida desenvolvido não apenas oferece um controlo eficaz das infeções da Erwinia amylovora, reduzindo as perdas produtivas nas árvores de fruto de caroço, mas também se destaca pela sua sustentabilidade.

Por ser natural, não afeta a flora nem a fauna auxiliar, beneficiando a sua disseminação por insetos ou pássaros. Além disso, graças à sua aplicação foliar, o produto atinge as coberturas vegetais, ampliando organicamente o seu raio de ação e facilitando a condução da cultura ao reduzir significativamente os ramos infetados. Após inúmeros ensaios em pomares de pera e macieira na Europa, o produto está em processo de comercialização em Espanha, Portugal e em outros países europeus, por meio de um pedido de uso excepcional apresentado pelos parceiros do projeto às autoridades. Trata-se do produto TRI-4FIRE e que será comercializado pela Kimitec.

PhageFire não representa apenas uma solução revolucionária para o controle do fogo bacteriano em árvores de fruto de caroço, mas também evidencia um compromisso firme com a pesquisa e inovação agrícola apoiado pela União Europeia e pelo programa Horizon 2020.

Este projeto recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia sob o acordo de subsídio nº 958645.

Se é um agricultor na procura de uma solução inovadora e sustentável para proteger as suas árvores de fruto de caroço, o PhageFire pode ser a sua resposta.

Não hesite em solicitar mais informações: aqui ←

→ Leia o artigo completo publicado na Revista Voz do Campo: edição de março 2024