Na Vinalda, encaramos a distribuição como uma parceria global com os nossos produtores. Mais do que (só) vender os seus vinhos e espirituosas, trabalhamos em conjunto, ajustando os produtos às necessidades e tendências do mercado: O distribuidor é um parceiro do produtor.

A qualidade dos vinhos nacionais é inegável, recebendo inúmeras distinções nas grandes competições internacionais. Todavia, tal como acontece com a nossa gastronomia, só mais recentemente o mercado se começou a aperceber disso, ao contrário de países como França e Itália que há muito conquistaram o seu espaço no mundo dos vinhos e da gastronomia.

Por isso, ainda é difícil a um produtor nacional, principalmente pequeno ou de regiões menos conhecidas (para além do Douro, Vinho Verde e Alentejo…) dar a conhecer e comercializar os seus vinhos no mercado internacional, e mesmo nacional. E, no caso das espirituosas, concorrer com grandes marcas internacionais.

A distribuição moderna é uma excelente ‘montra’ para fazer marca de vinhos e espirituosas e chegar a um maior número de consumidores, só que a pequena quantidade de produção (e logo um preço mais elevado), afasta muitos produtores deste canal. Todavia, o consumidor tem, cada vez mais, informação disponível sobre todos os produtos, permitindo fazer comparações de forma muito mais fácil e rápida, não só dos elementos ‘tradicionais’ de um vinho, mas sobre a história por detrás de cada bebida e também ao nível da sustentabilidade.

Estes fatores são igualmente importantes nas espirituosas nacionais como o licor de ginja, o gin, a aguardente de medronho ou o rum agrícola da Madeira, que, muitas vezes, utilizam produtos nacionais que não existem noutras latitudes.

Sabemos que o fator preço ainda pesa muito nas decisões da maioria dos consumidores, contudo tem vindo a crescer o número de ‘enófilos’ e amantes de espirituosas, que se interessam pelo setor e que anseiam por provar bebidas distintas.

O espaço dado em prateleira aos vinhos e espirituosas nacionais na moderna distribuição é, prova disso, bem como a proliferação de lojas especializadas, garrafeiras (físicas e online) e wine bars e a maior atenção dada dos vinhos na restauração. Para a qual o turismo tem contribuído de forma significativa.

Há 76 anos a servir parcerias

Acompanhando a evolução do mercado, a Vinalda é hoje, cada vez mais, uma empresa focada nos serviços, apostando na consultoria a produtores e a clientes e no canal digital para se aproximar dos consumidores (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de março 2024