O papel da floresta no restauro da capacidade das Bacias Hidrográficas para Purificar e Regular os Fluxos de Água.

A 2BForest, num esforço de promover a proteção, restauro dos ecossistemas terrestres e combater a perda de biodiversidade, aposta na certificação de serviços dos ecossistemas FSC® como uma estratégia eficaz para cumprir a Meta 15 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), tendo recentemente obtido a certificação para os Serviços das Bacias Hidrográficas. A relação entre florestas e bacias hidrográficas é um elo vital para a manutenção da integridade e funcionamento do ciclo da água, contribuindo para a sustentabilidade ambiental de uma região ou de um país.

As florestas exercem um impacto significativo na qualidade e quantidade dos recursos hídricos disponíveis numa determinada região, atuando como reguladoras naturais do ciclo hidrológico, influenciando a quantidade de água nos rios, riachos e aquíferos. A vegetação arbórea desempenha ainda um papel crucial na retenção da água do solo, permitindo uma infiltração gradual, reduzindo o escoamento superficial enquanto atua como filtro natural – as raízes promovem a retenção de sedimentos e nutrientes, e atenuam os processos de erosão do solo e de lixiviação para os rios.

Como forma de dar visibilidade à importância da floresta na qualidade do serviço de Purificação e Regulação dos Fluxos de Água, bem como quantificar a influência da gestão florestal ativa, em outubro de 2023 a 2BForest obteve a primeira certificação nacional para o serviço de ecossistema FSC®: Restauro da capacidade das bacias hidrográficas de purificar e regular os fluxos de água (SE3.4).

A metodologia utilizada baseou-se em técnicas de deteção remota, que se têm destacado como uma ferramenta fundamental para avaliar a cobertura florestal e compreender a sua influência nas bacias hidrográficas. Através de tecnologias como a aplicação de índices de vegetação a imagens de satélite e sensores aerotransportados, aliados à utilização de algoritmos de classificação de imagem, foi possível obter informação detalhada sobre a extensão do estrato arbóreo e monitorizar as mudanças ao longo do tempo.

A análise do coberto florestal por meio da deteção remota permitiu identificar áreas de degradação florestal e regeneração natural – informações essenciais para direcionar esforços de conservação, proteção contra incêndios florestais e gestão sustentável, contribuindo para a preservação dos ecossistemas e serviços dos ecossistemas associados, como a regulação do ciclo hidrológico.

Esta abordagem integrada, que combina dados de deteção remota, dados de campo e dados de carácter hidrológico, permite uma interpretação mais abrangente da disponibilidade e interligação dos recursos naturais. Compreender como a gestão florestal influencia a cobertura florestal relativa, que por sua vez influencia a disponibilidade e qualidade da água, é crucial para a implementação de políticas de conservação e uso sustentável dos recursos hídricos.

Aliando as novas tecnologias a esquemas de certificação internacionais, a 2BForest pretende valorizar os serviços dos ecossistemas decorrentes de práticas de gestão sustentável da terra e dos recursos naturais, contribuindo assim para, de uma forma transparente, o reconhecimento e valorização da gestão florestal que proprietários e empresas adotam – com o objetivo de promover a conservação dos ecossistemas terrestres e contribuir para a manutenção da biodiversidade.

Assim, considera-se crucial que estas iniciativas de certificação sejam apoiadas por políticas públicas e parcerias entre governos, setor privado e sociedade civil, a fim de garantir a sua eficácia e ampla adoção. Só assim podemos, enquanto indivíduos, empresas ou sociedade, colaborar na concretização da Meta 15 das ODS – a proteção e restauro dos ecossistemas terrestres e a preservação da biodiversidade, componentes essenciais de um futuro sustentável para o nosso planeta.

M733 do 2BForest_group, FSC®-C135716; 449,88 ha, Parque Natural da Serra da Estrela, Freguesia de Paços da Serra e União das Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, município de Gouveia, distrito da Guarda

Pode consultar a informação sobre a certificação deste impacto em:

https://fsc.force.com/servlet/servlet. FileDownload?file=00PDo00000OZ1LbMAL

Contactos:
geral@2bforest.pt
http://www.2bforest.pt

→ Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo: edição de março 2024