A 56ª edição da AGRO – Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação atraiu uma afluência recorde de 50.669 visitantes ao longo dos quatro dias do evento. Mesmo num domingo com temperaturas elevadas, as famílias não se deixaram deter, mantendo viva a tradição de participação na AGRO. A próxima edição está já marcada para 3 a 6 de abril de 2025.

A AGRO há muito transcendeu a sua definição como um evento local, estendendo assim a sua influência por toda a região norte do país. Este fenómeno, que já se verifica há vários anos, foi destacado por Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, que observou: “Tivemos a presença de público proveniente de municípios como Porto, Barcelos, Famalicão, Guimarães, Viana do Castelo e também da Galiza”.

Os resultados de um inquérito de satisfação conduzido no final do evento revelaram não apenas a proveniência geográfica dos visitantes, mas também a sua nacionalidade, com os portugueses a liderar o pódio, seguidos de perto pelos brasileiros e espanhóis.

Como habitual, os três primeiros dias do evento foram dominados por visitantes profissionais, representando cerca de 26% do total, provenientes de áreas como construção civil, maquinaria agrícola, veterinária, horticultura, agropecuária e florestal. Destaca-se ainda a presença de 4827 crianças, provenientes de 73 escolas do distrito de Braga, nos dias 21 e 22 de março.

Durante os quatro dias do evento, foram realizadas 13 conferências nas salas polivalentes do Altice Forum Braga, proporcionando insights valiosos sobre os desafios e oportunidades no setor agrícola. Estas sessões, organizadas por 11 entidades, contaram com a participação de cerca de 996 pessoas. Além disso, no pavilhão, foram conduzidos cerca de 27 showcookings por 12 expositores, com a colaboração de 7 produtores de vinho, enriquecendo a experiência dos participantes com a culinária e vinhos da região de Braga.

No inquérito conduzido, os concursos pecuários foram destacados como favoritos, seguidos pela mostra de expositores, que serviu como uma plataforma crucial para apresentar as mais recentes inovações, produtos e serviços do setor. A exibição de maquinaria agrícola ocupou o terceiro lugar, proporcionando aos participantes a oportunidade de explorar tecnologias avançadas para aumentar a eficiência nas operações agrícolas.

José Olímpio, diretor operacional, atribui parte do sucesso dos concursos pecuários ao facto de terem recebido mais de 500 animais, afirmando que “é um fenómeno que em cada edição atrai milhares de visitantes que procuram assistir a estes desfiles”. Uma das grandes atrações que despertou o interesse dos visitantes da feira foi a presença do melhor exemplar de sempre da Raça Minhota. “Este ano, durante os quatro dias do evento e também no concurso de sexta-feira, tivemos connosco o Zeus, que atraiu milhares de pessoas curiosas para ver de perto o animal com cerca de duas toneladas e dois metros de altura”, destaca.

Outra grande aposta deste ano foi o espetáculo de cavalos, realizado no picadeiro instalado no patamar superior da feira, que encantou os presentes com a beleza e elegância destes magníficos animais, provenientes da Coudelaria Malafaia. Neste local, a Quinta Pedagógica de Braga desempenhou um papel importante na atração das famílias para a AGRO. Cerca de 17 workshops e atividades, especialmente direcionados para crianças, também conquistaram a preferência do público. Com passeios de charrete, manejo e batismo a cavalo, workshops de sementeiras, criação de sacos de cheiro ou construção de hotéis para insetos, estas atividades afirmaram a 56ª edição da AGRO como um evento cada vez mais orientado para as crianças.

Outra das novidades, a exposição de alfaias agrícolas, instalada no 1º piso do pavilhão do Altice Forum Braga, ofereceu uma visão abrangente dos equipamentos e ferramentas agrícolas do passado.

Henrique Martins, responsável comercial, salientou que “os seminários e conferências, os showcookings e workshops, os restaurantes DOP e as áreas de alimentação também encantaram os visitantes, proporcionando experiências educativas e gastronómicas diversificadas com produtos tradicionais do setor”.

Com um conjunto esforço de vários meios, “as ferramentas digitais aliadas aos meios de comunicação offline como os cerca de 20 outdoors distribuídos pela cidade de Braga e Galiza, a publicidade nos jornais locais, os flyer na caixa de correio e ainda a parceria ativada nas principais superfícies comercias de Braga, como o Nova Arcada, Braga Parque e Minho Center, tornaram-se meios importantes para conseguir elevar esta feira a um patamar diferente, alcançando público de outras localidades, mas acima de tudo do país vizinho”, afirma Carlos Silva. A avaliação demonstra também o papel do expositor, que se torna vital na divulgação do evento, compartilhando informações sobre a feira com a sua comunidade de colaboradores, parceiros e amigos.

Com mais de 220 expositores e um programa repleto de atividades, a 56ª AGRO proporcionou quatro dias de experiências enriquecedoras no Altice Forum Braga. Ao todo, foram realizadas mais de 50 horas de atividades, incluindo nove concursos pecuários e transmissões televisivas pela TV AGRO, no canal do Youtube do Altice Forum Braga, que somaram cerca de 515 visualizações, ao longo de 23 horas de emissão.

A preparar a próxima feira

Já em preparação para a próxima edição, a InvestBraga iniciou o processo de comercialização dos espaços disponíveis para a edição de 2025 da AGRO, oferecendo vantagens aos expositores que garantam a sua presença até 31 de maio. “O nosso objetivo, mesmo durante o decorrer do evento atual, é começar desde já a preparar a próxima edição, analisando os pontos de melhoria, que visam atrair clientes e expositores oferecendo vantagens, desde já, no processo de pré-venda”, destacou Carlos Silva.

A 57ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação decorre de 3 a 6 de abril de 2025, no Altice Forum Braga.