A Maschio Gaspardo é uma empresa italiana especializada no fabrico de máquinas agrícolas que considera o mercado português como estratégico e importante para as suas operações.

A empresa tem uma presença significativa em Portugal, onde fornece uma ampla variedade de equipamentos agrícolas, afeta à filial Ibérica, Maschio Gaspardo Ibérica, Sl. Sérgio Raposo, é o manager da marca em Portugal, que faz a “ponte” entre os concessionários e a fábrica. Refira-se que, os concessionários estão distribuídos pelo território nacional, efetuando as compras diretamente à casa mãe, em Itália.

Sérgio Raposo, diz que o mercado português é visto como uma oportunidade de crescimento para a Maschio Gaspardo, “dada a importância da agricultura na economia do país e a demanda por tecnologia e máquinas agrícolas de alta qualidade”, acrescentando que, o “setor leiteiro, milho de grão ou silagem e sementeira de “erva” e a horticultura, para consumo em fresco e indústria, com principal incidência para o tomate de indústria”, são os principais setores para a marca.

Maschio Gaspardo apresenta novidades na FIMA

A Maschio Gaspardo, marcou presença na última edição da FIMA, num stand onde a empresa optou por levar menos máquinas, mas que estivesse representada toda a gama, aproveitando para apresentar algumas novidades como o Adubador PRIMO EWH IsoTronic com transmissão hidráulica e gestão independente dos discos; Semeador combinado pneumático ALITALIA, novo desenho, mais capacidade de carga, mais compacto, dois doseadores independentes. O Cultivador combinado DRÁCULA 300 para tratores de 200cv; Grade rotativa TORO 6000 IsoTronic, controlo total IsoBus através do terminal do trator: profundidade de trabalho, posição da régua de nivelamento, abertura e fecho, posição de flutuação; monitorização no terminal do IsoBus de: temperaturas das caixas centrais e laterais, alinhamento dos cardans laterais, rotação dos cardans, potência absorvida a tdf. E por fim, uma nova gama de fenação com gadanheiras BORA, volta fenos LEVANTE e juntadores PONENTE. “O balanço da nossa participação é positivo. O nosso objetivo é estar mais próximo dos agricultores, e num evento como este aproveitamos para apresentar algumas novidades com maior expressão para o mercado ibérico”, considera Sérgio Raposo.

“Tecnologia 4.0, apresentar novas soluções e novos produtos que correspondam às necessidades dos agricultores”

Com a crescente evolução tecnológica, a empresa tem procurado corresponder às necessidades dos agricultores e tem desenvolvido e incorporado tecnologias de precisão nos seus equipamentos agrícolas, como sistemas de orientação por GPS, controle de secções automático. “Essas tecnologias ajudam os agricultores a otimizar o uso de insumos, aumentar a eficiência operacional e reduzir custos”, explica o manager.

Para além disso, a Maschio Gaspardo tem procurado constantemente desenvolver mecanismos e práticas que reduzam o impacto ambiental da agricultura. Isso inclui o desenvolvimento de implementos que reduzem a compactação do solo, sistemas de sementeira direta que minimizam a erosão e o desperdício de água, e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e implementos agrícolas multifuncionais que oferecem versatilidade aos agricultores. De acordo com Sérgio Raposo, a Maschio Gaspardo “tem integrado cada vez mais tecnologia da informação nos seus equipamentos, permitindo a colheita e análise de dados agronómicos em tempo real. Isso ajuda os agricultores a tomar decisões mais informadas e a otimizar o maneio das suas culturas”.

Para 2024, a Maschio Gaspardo pretende continuar a crescer, aumentando a quota de mercado de forma sustentável, sempre com o compromisso de ver nos concessionários e agricultores um parceiro de negócios (…).

→ Leia a reportagem completa na Revista Voz do Campo: edição de abril 2024