Iniciativa irá debater estratégias que respondam aos impactes das alterações climáticas, projetando uma visão de futuro resiliente até 2050

O município de Guimarães promove, no dia 30 de abril, um workshop de cocriação para desenvolver estratégias transformadoras de mitigação e adaptação às alterações climáticas. A iniciativa, que irá decorrer no Laboratório da Paisagem, é organizada ao abrigo do projeto DISTENDER, financiado pelo fundo Horizon Europe, e tem como objetivo pensar e projetar uma visão de um futuro resiliente para Guimarães até 2050. Com início marcado para as 9h00, o workshop é composto por diversas atividades, que colocarão os participantes, em conjunto com investigadores, especialistas e stakeholders de instituições de referência nas áreas das alterações climáticas, a debater potenciais respostas aos impactos das mesmas.

Os resultados do evento darão um contributo direto e valioso para o projeto DISTENDER, informando o desenvolvimento de estratégias de adaptação e mitigação das alterações climáticas, recomendações para processos políticos e modelos climáticos atuais. As principais conclusões do caso de Guimarães serão ainda integradas em diferentes cenários climáticos e socioeconómicos futuros, apoiando a criação de caminhos sólidos para enfrentar este tipo de problemas em toda a Europa.

O DISTENDER é um projeto financiado pela União Europeia que visa o desenvolvimento de estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas adequadas a diversos territórios. Refira-se, também que a iniciativa adota abordagens participativas que ligam o conhecimento dos atores locais e evidências científicas, integrando workshops de cocriação em modelos climáticos. Atualmente, tem em curso cinco casos de estudo, incluindo Guimarães (Portugal), nordeste dos Países Baixos, as regiões de Dehesas e Montados (Espanha e Portugal), Áustria e Turim (Itália).

Mais informações e inscrições sobre o workshop disponíveis em https://forms.gle/Qd3ahiU8ScPUV1cu7 ou através do e-mail distender@cm-guimaraes.pt, com indicação do nome, apelido e respetiva instituição.

→ Para saber mais sobre o projeto DISTENDER, visite o site oficial do projeto