Atualmente vivemos num mundo que rapidamente assumiu a tecnologia como ferramenta obrigatória e indispensável no seu quotidiano. Essa tecnologia é transversal a todos os setores e a agricultura não ficou de fora.

São vários os desafios que temos pela frente: alimentar uma população mundial em crescimento, cumprir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela União Europeia ao mesmo tempo que procuramos desmistificar e clarificar um conjunto de perceções erradas na sociedade sobre a agricultura e o setor onde se insere.

No âmbito do Pacto Ecológico Europeu, a União Europeia lançou a “Estratégia do Prado ao Prato” para travar a perda de biodiversidade e reforçar a sustentabilidade da cadeia alimentar. Entre os objetivos apresentados temos a diminuição da utilização de fertilizantes e pesticidas em 20% e 50%, respetivamente, até 2030. Uma das soluções procuradas na fertilização e com cartas dadas é precisamente a incorporação de tecnologia que permita aumentar a eficiência dos nutrientes aplicados. Para entender este tipo de soluções é necessário que se entenda o solo e o sistema complexo que o compõe.

Na Fertinagro Biotech desenvolvemos Planos de Fertilização Integral (PFI) específicos para cada situação, tendo em conta a cultura, clima e solo, com especial atenção à componente microbiológica da rizosfera. O nosso objetivo passa por reduzir as Unidades de Fertilizante fornecidas e aumentar a rentabilidade da cultura.

Falando agora especificamente do tipo de tecnologias que compõem os nossos produtos, podemos dividi-las em dois grupos: proteção dos nutrientes aplicados e a principal bandeira da Fertinagro Biotech, que incide sobre o microbioma do solo. Equilibramos as suas populações, fomentamos o seu trabalho e aumentamos assim a sua fertilidade potencial.

Relativamente ao primeiro grupo, temos a Tecnologia Duramon®, o nosso inibidor Nº1 na Europa, que tem um efeito regulador sobre a enzima urease, e que atrasa a transformação do azoto ureico em amoniacal, promovendo uma distribuição adequada de azoto no solo, minimizando as suas perdas. Graças a esta tecnologia, conseguimos reduzir entre 15% e 40% das perdas de azoto ureico que se emitem em forma de amoníaco para a atmosfera.

Do segundo grupo faz parte a Tecnologia Prolife®, que é a base de investigação de todas as tecnologias que a Fertinagro desenvolveu nos últimos anos. Estudamos ao detalhe as populações microbianas do solo e avaliamos a sua dinâmica através da metagenómica. A metagenómica consiste na sequenciação e identificação das populações de microrganismos que habitam num solo. O nosso objetivo passa por perceber que tipo de microrganismos existem e que papel desempenham no ambiente em que se encontram. Depois deste processo, sabemos quais são os benéficos para a agricultura e desenhamos um pacote nutricional que estimule os microrganismos que melhoram a fertilidade do solo (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de abril 2024

Autoria: Tânia Lourenço, Marketing Manager Fertinagro Biotech Portugal