Os filmes para cobertura de solo na agricultura, também conhecidos como mulching, traz melhorias às culturas, tais como a otimização da utilização da água e dos nutrientes, a proteção do solo e o aumento da produção.

Segundo a Comissão Europeia, calcula-se que sejam utilizadas 80 000 toneladas de filme para cobertura de solos agrícolas na Europa1 , mas apenas 28% dos resíduos plásticos agrícolas gerados, para além dos recipientes, são reciclados na UE2 . O destino dos restantes resíduos permanece desconhecido, uma vez que podem ser armazenados, queimados, enterrados ou recolhidos em conjunto com diferentes descargas de resíduos.

Para resolver o problema da gestão deste resíduo, existem filmes biodegradáveis no solo, cuja capacidade de biodegradabilidade lhes permite transformarem-se em água, CO2 e biomassa, sem gerar resíduos nem microplásticos.

Há mais de vinte anos, a Novamont desenvolveu a família de biopolímeros Mater-Bi, como alternativa ao filme tradicional para coberturas vegetais agrícolas.

Certificados

São a ferramenta fundamental para garantir a biodegradabilidade dos filmes e a respetiva integração no solo no mínimo tempo possível, assim como a ausência de efeitos ambientais negativos ou baixos níveis de metais. A norma europeia UNE EN-17033 define as caraterísticas que os filmes agrícolas devem ter para cumprir os critérios de biodegradabilidade no solo. Em suma, esta norma exige:

1. A biodegradabilidade intrínseca, medida mediante provas de biodegradação do solo (ISO 17556): ≥ 90% em 24 meses, em comparação com um material de referência, medido no solo à temperatura ambiente.

2. Provas de ecotoxicidade, para dissipar dúvidas sobre efeitos adversos.

3. O filme não deverá conter substâncias nem tintas tóxicas (SVHC).Para além disso, recomenda-se que sejam feitos testes antes da utilização, com vista a validar que o tipo de filme selecionado é o ideal para as condições concretas. Também analisa as características mecânicas e óticas do filme, para assegurar uma funcionalidade adequada ao longo de todo o ciclo de cultivo.

O certificado OK Biodegradable SOIL emitido pela TÜV Áustria, é um selo independente que certifica os produtos totalmente biodegradáveis sem efeitos adversos de toxicidade no solo nem no meio ambiente.

Em Portugal, estas certificações são fundamentais para poder aceder aos apoios previstos no Plano Estratégico da PAC (PEPAC)[1], uma vez que se estabelecem requisitos que prevê a certificação de coberturas biodegradáveis no solo segundo a norma UNE EN-17033, bem como a certificação dos sistemas de apoio compostáveis (fios e clipes) pela norma UNE EN-13432.

Na Novamont apostamos numa agricultura sustentável com ênfase na promoção de boas práticas na gestão dos solos. Os filmes de coberturas vegetais agrícolas em Mater-Bi oferecem o melhor rendimento e biodegradação em todo o tipo de solos, cumprem a norma europeia UNE EN-17033 e o certificado OK Biodegradable SOIL da TÜV Áustria.

→ Para mais informações, consulte a nossa página web: www.novamontiberia.es

Artigo publicado na Revista Voz do Campo, edição de abril 2024.


[1] Comissão Europeia, Uma Estratégia Europeia para os Plásticos numa Economia Circular – website: https://www.europarc.org/wp-content/uploads/2018/01/Eu-plastics-strategy-brochure.pdf

[2] Eunomia, Relevância dos plásticos convencionais e biodegradáveis na agricultura, 2021 – website: https://environment.ec.europa.eu/system/files/2021-09/Agricultural%20Plastics%20Final%20Report.pdf

[3] GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (2024), Plano Estratégico da PAC Portugal. Versão 4.1, Lisboa. https://www.gpp.pt/images/PEPAC/PEPAC_Submetido/PEPAC_Versao_4_1_aprovada_COM.pdf